Taça da Liga: Prova foi rampa de lançamento para Grimaldo, Diogo Costa ou Cancelo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça da Liga: Prova foi rampa de lançamento para Grimaldo, Diogo Costa ou Cancelo

João Cancelo estreou-se pela equipa principal do Benfica na Taça da Liga
João Cancelo estreou-se pela equipa principal do Benfica na Taça da LigaSL Benfica
A 17.ª edição da prova vai ser decidida esta semana, com a final four em Leiria. A mais recente taça do futebol português tem vindo a ganhar destaque pela utilização de jovens.

Arranca esta semana a final four da Taça da Liga, com Sporting e SC Braga a digladiarem-se na primeira meia-final agendada para terça-feira, enquanto o Benfica e Estoril vão decidir ou outro finalista no dia seguinte.

Nascida em 2007 e já com seis vencedores distintos (podem ser sete se os canarinhos triunfarem), a Taça da Liga já provou ser terreno fértil para a juventude. No relatório desenhado pela Liga é possível observar que 464 jogadores com idade sub-21 tiveram o primeiro jogo como profissional nesta competição.

Neste particular destaca-se o Trofense, que lançou 22 jovens em 10 participações. Seguem-se Estoril e Portimonense, que lançaram 21 atletas cada. De entre os denominados grandes (que participaram nas 17 edições), o FC Porto (14 jogadores) é quem se destaca, seguido de SC Braga (sete), Benfica e Sporting (seis).

Entre os atletas que fizeram a estreia na competição, destaque para nomes como Diogo Costa. O atual titular da baliza da Seleção Nacional fez o primeiro jogo com a equipa profissional do FC Porto diante do Santa Clara (1-0), em 2019.

Diogo Costa é o atual titular do FC Porto e da Seleção Nacional
Diogo Costa é o atual titular do FC Porto e da Seleção NacionalAFP

Mário Rui (pelo Fátima, diante do Feirense em 2010), João Cancelo (num Benfica – Gil Vicente em 2014), André Silva (num duelo do FC Porto com o Marítimo em 2015), Pizzi (numa visita do Covilhã ao Carregado em 2009) e Otávio (num embate do Vitória SC com o Belenenses em 2015) são outros internacionais portugueses que tiveram a estreia na Taça da Liga.

Grimaldo (num embate do Benfica em Moreira de Cónegos), Samuel Lino (num encontro do Gil Vicente com o Aves), Eustaquio (receção do Leixões ao Académico) ou Marcus Edwards (visita do Vitória SC ao Benfica) são exemplos de atletas internacionais que se estrearam na Taça da Liga.

Marcus Edwards vai disputar a Taça da Liga pelo Sporting
Marcus Edwards vai disputar a Taça da Liga pelo SportingAFP