Taça da Liga: SC Braga em busca do sétimo título, Estoril do primeiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça da Liga: SC Braga em busca do sétimo título, Estoril do primeiro
Estoril quer somar o primeiro troféu
Estoril quer somar o primeiro troféuLiga Portugal
O SC Braga pode conquistar no sábado o seu sétimo troféu futebolístico, caso vença na final da Taça da Liga o Estoril, em busca de se tornar o 18.º clube luso com algo no currículo.

A formação arsenalista tem ao seu alcance o Belenenses, que é o quinto do ranking, com sete conquistas, atrás das nove do Boavista, das 54 do Sporting, das 84 do FC Porto e das 85 do Benfica, que esta época já ganhou a Supertaça.

O conjunto do Restelo não festeja há muito – desde a vitória na Taça de Portugal de 1988/89 - e é agora alvo do SC Braga, que se qualificou para a final da edição 2023/24 da Taça da Liga ao bater nas meias o Sporting por 1-0.

O clube bracarense é o único, além dos três grandes, com um título internacional, ainda que seja a Taça Intertoto (2008), e arrecadou também três edições da Taça de Portugal (1965/66, 2015/16 e 2020/21) e duas da Taça da Liga (2012/13 e 2019/20).

Por seu lado, o Belenenses foi o primeiro pequeno a sagrar-se campeão nacional (1945/46), feito só replicado pelo Boavista (2000/01), e conta ainda três vitórias na Taça de Portugal e outras tantas no Campeonato de Portugal.

Os bracarenses podem agora igualar o Belenenses e colocarem-se a apenas dois troféus do Boavista, que arrebatou um campeonato, cinco edições da Taça de Portugal e três da Supertaça.

Acompanhe o relato na app ou no site
Acompanhe o relato na app ou no siteFlashscore

A tentar contrariar as intenções do conjunto de Artur Jorge, vai estar o Estoril, que depois de despachar o FC Porto, na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais (5-4 nos penáltis, após 1-1), vai agora tentar fazer história.

Na segunda final da sua história, após a goleada por 8-0 sofrida face ao Benfica no jogo decisivo da Taça de Portugal de 1943/44, os canarinhos procuram tornar-se a 18.ª equipa portuguesa a arrebatar um troféu futebolístico.

O Estoril pode juntar-se no 10.º lugar da tabela a Leixões, Estrela da Amadora, Beira-Mar e Desportivo das Aves, todos com uma Taça de Portugal, ao Moreirense, já vencedor da Taça da Liga, e a Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos, todos com um triunfo no extinto Campeonato de Portugal.

A lista de vencedores de troféus inclui ainda, abaixo do SC Braga, o Vitória FC, com quatro troféus, e a Académica e o Vitória SC, ambos com dois.