Mas atenção, este é um verdadeiro outider para o título! O Mali está em alta desde o início da temporada, com vitórias sobre o Sudão do Sul (4-0), Uganda (1-0), Arábia Saudita (3-1), Chade (3-1) e um empate contra a República Centro-Africana (1-1).
Terceiro lugar em 2012 e 2013, as Águias não ficam de fora de uma Taça das Nações Africanas desde 2008, tendo chegado aos oitavos de final duas vezes consecutivas. Agora, Eric Chelle e os seus comandados precisam de passar para o próximo nível. Com apenas um jogador na casa dos 30 anos, o capitão Hamari Traoré, e apenas sete jogadores nascidos depois do ano 2000, o Mali tem uma equipa preparada para chegar longe no torneio.
As águias parecem ser mais experientes na defesa e no meio-campo, com 9 jogadores com mais de 30 jogos, além de Kiki Kouyaté, um jogador indiscutível no Montpellier, e Mohamed Camara, um dos principais jogadores do Mónaco.
Uma equipa proteana, capaz de jogar nas formações 4-3-3, 4-2-3-1 e 4-3-1-2, o Mali pode colocar problemas a todos os seus adversários, e Hubert Velud, o treinador do Burkina Faso, chegou mesmo a declarar que as Águias têm tudo para ser a surpresa desta edição.
Nm grupo equilibrado com África do Sul, Tunísia e Namíbia, Mali não pode esperar nada menos do que a classificação direta e, por que não, o primeiro lugar.
Jogador em destaque: Ibrahim Sissoko
Com oito golos e uma assistência em 19 jogos na segunda divisão do Campeonato Francês, Ibrahim Sissoko foi um dos poucos destaques do Saint-Etienne na primeira metade da temporada. Recém-contratado, dez dias antes de completar 28 anos, o avançado marcou um golo na estreia contra o Chade e foi titular pela primeira vez contra a República Centro-Africana na mesma partida.
O avançado parece ter-se adaptado imediatamente e será uma opção fundamental ao lado de Moussa Doumbia e Sékou Koïta, que são os avançados mais experientes, sem esquecer o novato Siriné Doucouré e o desconcertante Lassine Sinayoko, do Auxerre.
Lista de convocados
Guarda-redes : Djigui Diarra (Young Africans/TZN), Aboubacar Doumbia (AFE), Ismael Diawarra (Malmo/SUE).
Defesas: Hamari Traoré (Real Sociedad/ESP), Falaye Sacko (Montpellier/FRA), Kiki Kouyaté (Montpellier/FRA), Moussa Diarra (Toulouse/FRA), Mamadou Fofana (Amiens/FRA), Sikou Niakaté (Braga/POR), Amadou Dante (Sturm Gaz/AUT).
Médios: Noss Traoré (Hull City/ANG), Yves Bissouma (Tottenham/ANG), Mohamed Camara (Mónaco/FRA), Aliou Dieng (Al-Ahly/EGY), Amadou Haidara (Leipzig/ALL), Lassana Coulibaly (Salernitana/ITA), Boubacar Traoré (Wolverhampton/ANG), Kamory Doumbia (Brest/FRA), Diadie Samassekou (Hoffenheim/ALL).
Avançados : Moussa Doumbia (Al-Adalah/ARS), Nene Dorgeles (RB Salzburg/AUT), Sekou Koita (RB Salzburg/AUT), Sirine Doucouré (Lorient/FRA), Ibrahim Sissoko (Saint-Étienne/FRA), Fousseni Diabaté (Lausanne/SUI), Lassine Sinayoko (Auxerre/FRA), Youssouf Niakaté (Banni Yas/EAU).