CAN: Nigéria, de José Peseiro, avança para os quartos de final ao bater Camarões (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Nigéria, de José Peseiro, avança para os quartos de final ao bater Camarões (2-0)

Ademola Lookman deu a vitória à turma de Peseiro
Ademola Lookman deu a vitória à turma de PeseiroAFP
Um bis de Ademola Lookman resolveu o duelo de cartaz dos oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN) a favor da seleção comandada pelo treinador português, um resultado justo face ao autêntico deserto de ideias dos camaroneses, inofensivos ao longo de todo o encontro. A Nigéria vai assim defrontar a Angola, de Pedro Soares Gonçalves, nos quartos de final da prova.

Recorde aqui as incidências do encontro

Com Zaidu a titular e Chidozie no banco, a Nigéria entrou por cima no clássico africano com os Camarões, cujo técnico, Rigobert Song, voltou a optar por dar a titularidade na baliza a Ondoa, em detrimento de André Onana, uma decisão que viria a sair cara.

Pontuações no final do encontro
Pontuações no final do encontroFlashscore

As Super Águias entraram com a corda toda e marcaram dentro dos 10 minutos iniciais, aproveitando uma confusão na área, mas o golo de Ajayi foi anulado por fora de jogo. O duelo estava a ser bem disputado, com superioridade para a turma nigeriana, mas faltavam os lances de perigo para oferecer mais emoção. 

Até que, aos 36 minutos, um erro de Oumar Gonzalez permitiu a Victor Osimhen usar a velocidade e o corpo para roubar a bola ao defesa e servir Ademolah Lookman, cujo remate frouxo acabou por passar por baixo do corpo de Ondoa e ultrapassar a linha de golo. 

Pouco aconteceu até ao descanso, exceto nova aproximação de Lookman que foi rapidamente resolvida por Ondoa. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

O segundo tempo manteve a mesma toada, com apenas um lance de perigo no reatamento e novamente a favor da Nigéria, num livre direto em cima da linha da área, mas que Lookman atirou por cima da trave. 

À entrada para os últimos 10 minutos, o guarda-redes nigeriano Stanley Nwabili teve de ser substituído por Francis Uzoho. À medida que se aproximava o apito final, começaram a aparecer os espaços para o contra-ataque. Primeiro valeu um grande corte de Nouhou a evitar o golo de Ola Aina, depois Iwobi estava com a pontaria mal afinada.

Depois de duas ameaças, chegou finalmente o tento da tranquilidade, num bom cruzamento de Bassey para o bis de Ademola Lookman, um prémio merecido para o avançado da Atalanta que tinha dado início à jogada de ataque.