CAN: Pico Lopes e Logan Costa, o irlandês e Toulousan que lideram a defesa de Cabo Verde

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Pico Lopes e Logan Costa, o irlandês e Toulousan que lideram a defesa de Cabo Verde

Logan Costa treinou com Cabo Verde em Abidjan esta semana.
Logan Costa treinou com Cabo Verde em Abidjan esta semana.FRANCK FIFE/AFP
A defesa de Cabo Verde, uma das surpresas da primeira jornada da Taça das Nações Africanas (CAN), conta com uma dupla inédita de expatriados, o "irlandês" Roberto "Pico" Lopes e o "toulousan" Logan Costa. Vamos conhecer a dupla antes do duelo com Moçambique, na sexta-feira, em Abidjan.

Surpresa: é possível ouvir o sotaque de Dublin na Taça das Nações Africanas (CAN), na Costa do Marfim. Vem da voz do defesa central dos Tubarões Azuis de Cabo Verde, que venceram o Gana por 2-1 no seu primeiro jogo na competição. Roberto Lopes, conhecido como Pico, nasceu em Crumlin, um bairro de Dublin, e joga no Shamrock Rovers, com o qual conquistou quatro títulos consecutivos da liga irlandesa.

Filho de pai cabo-verdiano e mãe irlandesa, foi convocado para a seleção nacional... via LinkedIn, em 2019. "É um pouco louco", disse à AFP antes de uma sessão de treino em Abidjan.

Oito anos depois de ter criado a sua conta nesta plataforma profissional, à qual não prestava muita atenção, viu uma mensagem. "Vi que o treinador da altura, Rui Águas, me tinha contactado no LinkedIn. Pensei que era spam, estava em português, que eu não percebia na altura."

"Ignorei, por ignorância minha, e felizmente a mensagem voltou em inglês, com a mesma proposta", continua Pico: "Disse que sim, claro, e pedi imensas desculpas, e que se ainda estivesse de pé, adoraria participar". Desde então, já disputou 19 jogos pela seleção e foi oitavo na final da CAN de 2022, perdendo por 0-2 para o Senegal.

"Desde que fui chamado, nunca me cansei. Desde o primeiro dia, todos me aceitaram e me fizeram sentir à vontade", continua. Quanto à 34.ª CAN, atualmente em curso na Costa do Marfim, diz que "não estamos lá por acaso, mas por mérito". Ele está aqui por graça de um anúncio no LinkedIn.

Os números de Pico
Os números de PicoFlashscore

Logan Costa, o tubarão de Toulouse

Logan Costa, a outra metade da equipa de Cabo Verde, também vem da diáspora europeia do pequeno arquipélago ao largo da costa do Senegal. "Ganhar a minha primeira Taça das Nações Africanas com o meu país, Cabo Verde, é um dos meus objectivos", disse o defesa do Toulouse ao So Foot em setembro passado.

Logan Costa (10 jogos), que se juntou à equipa nacional depois de Pico em 2022, está a fazer a sua estreia na Taça das Nações Africanas deste ano, mas já conhece Cabo Verde há muito tempo. " Quando lá vou, é um orgulho para mim, mas sobretudo para a minha família", acrescenta o autor de dois golos na final da última Taça de França com o Toulouse, frente ao Nantes (5-1).

"Quase toda a minha família vive lá", acrescentou: "A nível internacional, sinto-me como se estivesse no TFC, é uma família, toda a gente me faz sentir à vontade".

Logan Costa já percorreu um longo caminho: não era titular do Téfécé na última temporada e só disputou a Taça, mas brilhou, marcando dois gols em Saint-Denis, a sua cidade natal. Até tirou uma selfie com o Presidente Emmanuel Macron aquando da entrega do troféu.

Formado no Stade de Reims e internacional sub-16 (6 internacionalizações) e sub-17 (1 internacionalização) pelos Bleuets, chegou ao Toulouse no verão de 2021 com uma reputação sólida, apesar da sua tenra idade (20 anos). No verão passado, o clube decidiu dar-lhe uma oportunidade, empurrando o seu principal concorrente, Anthony Rouault, para a rua.

Logan Costa prolongou o seu contrato por mais um ano, até 2026, e desde o início da época que é titular no Toulouse, ao lado de Rasmus Nicolaisen na defesa central. Depois de um início de época complicado, com alguns desempenhos muito decepcionantes, recuperou no último mês, mas ainda está longe das promessas que mostrou.

A sua capacidade de recuperação acima da média permite-lhe entrar no meio-campo e participar no jogo de construção do TFC. Agora ele só precisa traduzir essa habilidade em sua nova função no Requins Bleus.

Os números de Logan Costa
Os números de Logan CostaFlashscore