CAN: Sem Partey mas com Kudus, Gana acredita no quinto troféu continental

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Sem Partey mas com Kudus, Gana acredita no quinto troféu continental

Gana contra os Estados Unidos em outubro (4-0 para os americanos)
Gana contra os Estados Unidos em outubro (4-0 para os americanos)AFP
O Gana vai disputar a próxima Taça das Nações Africanas (CAN), na Costa do Marfim, sem o capitão Thomas Partey, mas pode contar com uma série de jogadores promissores, entre eles Mohammed Kudus, do West Ham, para dar a volta e conquistar o quinto título continental.

As Estrelas Negras (Black Stars) chegam como outsiders, mas apostam em chegar longe na competição. Eliminados na fase de grupos da edição anterior depois de uma derrota por 3-2 com as Comores, o Gana tem de fazer melhor.

No entanto, seria um exagero dizer que a equipa está tranquila antes do início da competição. Muito pelo contrário. Depois de vencer por 1-0 um humilde Madagáscar, perdeu por 1-0 com as Comores, ambos para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, e empatou a zero com a Namíbia na preparação para a CAN. 

Apesar disso, a seleção está determinada a seguir em frente e esquecer o fracasso da última edição.

"Estou ciente da deceção de Gana na última Taça das Nações, onde foi eliminado na primeira fase após uma derrota surpreendente para as Comores. Mas estamos a olhar para frente, não para trás, e a nossa primeira ambição na Costa do Marfim é passar da primeira fase", afirmou o seleccionador Chris Hughton à AFP.

A observar: Mohammed Kudus

O médio ofensivo do West Ham está a fazer uma temporada excecional. Com 10 golos e uma assistência em todas as competições, ajudou o emblema londrino a fixar-se na luta pelos lugares europeus. Com uma grande técnica, um volume de jogo que coloca à disposição dos colegas e um inegável faro para o golo, tem encantado os Hammers e o mesmo se aplica à seleção.

Foi responsável por uma cobrança de livre majestosa durante as eliminatórias da CAN contra a República Centro-Africana. Não há dúvida de que a sua qualidade vai ajudar a equipa a brilhar na competição, porém pode não estar disponível para o jogo inaugural contra Cabo Verde, uma vez que ainda está a recuperar de uma lesão recente.

Convocados

Guarda-redes: Richard Ofori, Joseph Wollacott, Lawrence Ati-Zigi

Defesas: Alidu Seidu, Denis Odoi, Kingsley Schindler, Gideon Mensah, Abdul Fatawu Hamid, Nicholas Opoku, Daniel Amartey, Salisu Mohammed, Alexander Djiku

Meio-campistas: Baba Iddrisu, Elisha Owusu, Abdul Samed Salis, Richmond Lamptey, Majeed Ashimeru, Mohammed Kudus, André Ayew, Königsdörffer

Avançados : Osman Bukari, Joseph Painstil, Jordan Ayew, Ernest Nuamah, Iñaki Williams, Antoine Semenyo, Jonathan Sowah

Jogos do grupo

Domingo, 14 de janeiro, contra Cabo Verde (20:00)

Quinta-feira, 18 de janeiro, contra o Egipto (20:00)

Segunda-feira, 22 de janeiro, contra Moçambique (20:00)

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore