CAN: Victor Osimhen está em missão com a Nigéria em busca do ouro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CAN: Victor Osimhen está em missão com a Nigéria em busca do ouro

Osimhen luta pelo ouro na CAN
Osimhen luta pelo ouro na CANAFP
Muitos dos maiores astros da Taça das Nações Africanas (CAN) deste ano já foram eliminados antes do arranque dos quartos-de-final, mas um dos maiores jogadores do continente, Victor Osimhen, ainda está na luta para levar a Nigéria ao título.

Acompanhe as principais incidências da partida

atacante do Nápoles, de 25 anos, talvez fosse a escolha óbvia para melhor marcador do torneio, já que marcou dez golos nas eliminatórias, o dobro do segundo melhor marcador. No entanto, ele só balançou as redes uma vez na fase final da maior prova africana ao nível de seleções.

Osimhen marcou no primeiro jogo da Nigéria na Costa do Marfim, que terminou com um dececionante empate com a Guiné Equatorial (1-1).

Ele conquistou o penálti que o capitão William Troost-Ekong marcou na vitória sobre a Costa do Marfim (1-0) e, em seguida, jogou os 90 minutos da última partida da fase de grupos contra a Guiné-Bissau, onde poderia ter sido dispensado.

Os números de Osimhen na CAN
Os números de Osimhen na CANFlashscore

Osimhen teve uma atuação impressionante na vitória sobre os Camarões (2-0), velhos rivais das Super Águias nos oitavos-de-final, quando incomodou e pressionou a defesa adversária durante toda o encontro.

"Ele não marcou, mas fez uma grande partida. Não é fácil parar aquele tipo! Perguntem aos defesas adversários o que estão a sofrer", disse o carismático treinador da Nigéria, José Peseiro.

O treinador português deixou claro que não sofrer golos é a chave para o sucesso no torneio, apesar de ter um ataque poderoso na sua equipa. O incansável Osimhen é a primeira linha de defesa com a quantidade de corridas que faz, o que é ainda mais impressionante no calor e na humidade da África Ocidental.

O melhor jogador da equipa

Osimhen desabou no relvado do Estádio Félix Houphouet Boigny, cansado, no intervalo da partida contra Camarões, mas recuperou bem e continuou a perseguir a defesa adversária no segundo tempo, além de empolgar os adeptos em Abidjan.

"Osimhen joga com paixão. É isso que todos os países querem que os seus jogadores façam", escreveu no X o ex-atacante ganês Asamoah Gyan.

Quanto aos golos, Osimhen e a Nigéria esperam que ele os guarde para a fase final do torneio.

De acordo com os dados estatísticos da Opta, Osimhen teve 15 remates nesta CAN, o que representa pelo menos mais dois do que qualquer outro jogador.

No entanto, a sua expetativa de golos, ou XG, é de 2,78, a mais alta do torneio - ainda mais alta do que a do avançado Emilio Nsué, com cinco golos.

No entanto, acima de tudo, as conquistas de Osimhen e o seu incrível ritmo de trabalho confirmam o que ele disse à AFP numa entrevista no início do torneio.

"Não quero colocar-me no centro das atenções, mas é claro que muita gente diz isso. Mas eu penso mais como um jogador de equipa. Não me importo se sou titular ou não. Para mim, é muito importante estar lá e jogar com eles. Só quero continuar a ajudar a equipa", defendeu.

Por mais modesto que seja, Osimhen será o primeiro nome na ficha técnica de Peseiro para a Nigéria tentar conquistar o seu quarto título continental.