Finidi, lenda do Ajax, é oficialmente o sucessor de Peseiro na Nigéria

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Finidi, lenda do Ajax, é oficialmente o sucessor de Peseiro na Nigéria

George Finidi é o sucessor de Peseiro na Nigéria
George Finidi é o sucessor de Peseiro na NigériaProfimedia
A Federação Nigeriana de Futebol confirmou a nomeação de Finidi George (52 anos) como novo selecionador da Nigéria.

A lenda do Ajax era o treinador interino dos tricampeões africanos, após a expiração do contrato de José Peseiro após a Taça das Nações Africanas de 2023.

A escolha de George surge algumas semanas antes do recomeço da fase de qualificação para o Mundial-2026, em que as Super Águias têm de ultrapassar a África do Sul, a República do Benim, o Zimbabué, o Lesoto e o Ruanda para se qualificarem.

De acordo com o comunicado disponibilizado ao Flashscore pela NFF, o treinador George deve levar a Nigéria à vitória contra os Bafana Bafana e os Squirrels em junho.

"A direção da Federação Nigeriana de Futebol aprovou, na segunda-feira, a recomendação do seu Comité Técnico e de Desenvolvimento para nomear o antigo ponta de lança Finidi George como treinador principal da Seleção Nacional de Futebol Sénior Masculina, as Super Águias", pode ler-se.

George, que passou 20 meses como adjunto de José Peseiro antes de o português abandonar voluntariamente o cargo após o vice-campeonato da Taça das Nações Africanas na Costa do Marfim 2023, assumiu interinamente o comando da equipa durante dois jogos amigáveis em Marrocos no mês passado.

"A tarefa imediata de George será conduzir as Super Águias à vitória em dois jogos de qualificação para o Mundial-2026, contra a África do Sul e a República do Benim, em Uyo e Abidjan, respetivamente, dentro de pouco mais de cinco semanas. Os jogos são de vitória obrigatória, uma vez que as Super Águias estão em terceiro lugar no Grupo C da campanha africana, atrás do Ruanda e da África do Sul".

Considerado um dos melhores jogadores africanos de todos os tempos, George teve uma carreira repleta de troféus que se estendeu por 15 anos.

Durante a sua passagem pelo Ajax, desempenhou um papel fundamental na conquista de um título da Liga dos Campeões, três títulos da Eredivisie, duas Supertaças neerlandesas e uma Supertaça Europeia.

A nível internacional, estreou-se com um golo pela Nigéria, tendo depois acumulado 62 internacionalizações, durante as quais ajudou a Nigéria a vencer a Taça das Nações Africanas de 1994 e a qualificar-se para o seu primeiro Mundial, nos Estados Unidos da América.

Como treinador, levou o Enyimba à conquista do título da Liga Profissional da Nigéria em 2023. Além disso, fez parte da equipa técnica da Nigéria durante a Taça das Nações Africanas de 2023, em que o país foi vice-campeão.

Mutiu Adepoju, grande figura do futebol africano, defendeu a escolha de George, explicando que tem o que é preciso para levar as Super Águias à glória.

"Se não confiarmos nos nossos, como é que eles vão ganhar experiência valiosa? Oferecer a Finidi um cargo permanente não seria uma decisão insensata da Federação Nigeriana de Futebol", disse Adepoju ao Flashscore.

"Finidi não é um estranho para a equipa, tendo feito parte da equipa técnica na CAN e ostentando uma carreira distinta como jogador ao mais alto nível. Além da sua capacidade de treinador, a sua experiência como jogador será, sem dúvida, muito valiosa. Acredito firmemente que ele tem muito a oferecer".