Entrevista Flashscore a Dorgu: "Não é o fim do mundo se não for ao Euro na Alemanha"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevista Flashscore a Dorgu: "Não é o fim do mundo se não for ao Euro na Alemanha"
Patrick Dorgu em ação pela seleção nacional sub-21 da Dinamarca
Patrick Dorgu em ação pela seleção nacional sub-21 da DinamarcaFrank Cilius/Ritzau Scanpix
Como todos os outros futebolistas, Patrick Dorgu, jogador da seleção dinamarquesa de sub-21, sonha em disputar os maiores torneios. Com pais nigerianos, Dorgu tem várias opções, mas o rapaz de Husum só tem a Dinamarca em mente. Ele é paciente e concentra-se apenas em ter o melhor desempenho possível na Série A. Ele diz isso numa entrevista ao Flashscore.

Com apenas 17 anos, Patrick Dorgu deixou o ambiente seguro de Farum e do FC Nordsjælland para percorrer os 2500 quilómetros a sul, até ao calcanhar da bota a que a geografia de Itália se assemelha. Aqui está o Lecce, que no verão de 2022 trouxe o lateral-esquerdo para o clube.

Depois de um ano na equipa primavera, que pode ser equiparada à equipa sub-19, o dinamarquês de raízes nigerianas está na equipa principal do Lecce.

Na noite de terça-feira, Dorgu disputou o seu sexto jogo pela seleção dinamarquesa de sub-21, que derrotou a Lituânia por 3-0, colocando-se no topo do torneio de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano, na Eslováquia. Dorgu apimentou um grande jogo com uma assistência para o golo do 2-0.

No entanto, se o próprio Patrick Dorgu quiser, gostaria que a sua primeira participação no Campeonato da Europa fosse este verão, na Alemanha e não na Eslováquia.

"É um grande sonho chegar à seleção principal. Seria ótimo e é por isso que estou a lutar, mas, por outro lado, tenho muito tempo e haverá muitas finais a seu tempo", diz Patrick Dorgu ao Flashscore.

Apesar de a seleção dinamarquesa estar bem recheada na lateral esquerda, onde Victor Kristiansen tem aparecido mais recentemente, Dorgu acredita nas suas hipóteses.

"Trata-se de começar alguns jogos no Lecce, de preferência o maior número possível. É isso que posso fazer, depois o resto é com Kasper Hjulmand. Eu e o VK (Victor Kristiansen) temos quase a mesma qualidade. Ambos queremos chegar ao ataque e temos calma com a bola. Estamos na parte de baixo da tabela com o Lecce, o que infelizmente limita as minhas oportunidades de jogar ofensivamente", diz Dorgu.

Como já foi dito, Patrick Dorgu também tem a oportunidade de jogar pela Nigéria, no sonho de chegar à fase final de uma grande competição. Se o sonho do Campeonato da Europa escapar este verão, Dorgu ainda não está perdido para a Dinamarca.

Os números de Patrick Dorgu
Os números de Patrick DorguFlashscore

"Não é uma mudança de jogo, no sentido em que mudarei de seleção se não conseguir ir ao Campeonato da Europa na Alemanha. Ainda sou jovem e não é o fim do mundo se não conseguir ir desta vez. Há muitos bons jogadores na minha posição, mas ainda não pensei na Nigéria", diz o jovem dinamarquês.

Não faltaram rumores durante a temporada e, especialmente depois que Dorgu foi o melhor jogador em campo no empate em casa com o AC Milan (2-2), as coisas começaram a andar rápido. Clubes como Liverpool, Manchester City, Barcelona e AC Milan foram citados como pretendentes.

"Não perco muito tempo com isso. Há sempre rumores e também houve algumas abordagens ao meu agente, mas neste momento estou sob contrato no Lecce e veremos o que acontece", diz Dorgu, que está ligado ao clube do sul de Itália até ao verão de 2027.

Se Dorgu pudesse, ficaria feliz em vestir a camisa azul e pisar o relvado de Stamford Bridge.

"Sou adepto do Chelsea há muitos anos, por isso é claro que é um sonho tornado realidade. Não quer dizer que eu não possa ir para outros clubes da Premier League, mas mesmo que eles não estejam muito bem no momento, esse é o meu clube", diz o lateral-esquerdo, que tem 23 jogos na Série A, com um golo marcado.

Patrick Dorgu tem entrado e saído da equipa titular, mas continua grato por todos os jogos que teve.

"É a minha primeira época como sénior, por isso esta temporada tem sido uma experiência de aprendizagem para o resto da minha carreira. Eu não esperava jogar tanto quanto joguei", diz Dorgu.

"Nem sequer pensei na possibilidade de despromoção. Estamos numa boa posição, a quatro pontos da despromoção, mas no futebol tudo pode acontecer. Na minha idade, não diria que seria um desastre se fosse a Série B, mas é claro que espero jogar no nível mais alto", diz Dorgu.

A próxima oportunidade para o lateral-esquerdo se exibir para Kasper Hjulmand será na segunda-feira de Páscoa, quando a AS Roma visitar o Estádio Via del Mare, em Lecce.