Taça de França: Lyon elimina Lille de Paulo Fonseca (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de França: Lyon elimina Lille de Paulo Fonseca (2-1)

Um golo limpo para Gift Orban, missão cumprida para o Lyon.
Um golo limpo para Gift Orban, missão cumprida para o Lyon.AFP
Melhor que o seu adversário, o Lyon fez o jogo que precisava para eliminar o Lille e avançar para os quartos de final da Taça de França. Jogo após jogo, o OL recuperou.

Lyon 2-1 Lille

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Foi uma das grandes surpresas dos oitavos de final da Taça de França. Relançado desde a chegada de Pierre Sage, o Lyon tinha a vantagem de jogar em casa numa competição que se tornava um alvo a abater. O Lille, por sua vez, tinha a vantagem de jogar em casa numa competição que se tornaria um alvo. No entanto, o treinador local tinha um plano.

Os donos da casa tentaram tomar a dianteira desde o início. Mas a posse de bola era inútil, já que o Lille teve as primeiras oportunidades através de um animado mas ineficaz Jonathan David . No entanto, Gift Orban, perfeitamente colocado por Malick Fofana, desperdiçou a oportunidade com um controlo demasiado longo (9 minutos). Mas a melhor oportunidade foi de Benjamin André, cujo passe desleixado para trás obrigou Lucas Chevalier a uma dupla defesa de Fofana (12').

Mas depois deste primeiro quarto de hora animado, o nível foi baixando gradualmente. O Lyon manteve a vantagem, e Chevalier teve de defender novamente um remate de Orban (25'), mas o jogo estava a tornar-se estratégico, especialmente no meio-campo. Tecnicamente, as duas equipas não estavam no seu melhor, mas isso não impediu David de aquecer as luvas de Lucas Perri (31').

Isso permitiu ao Lille reequilibrar o fluxo de jogo. Foi nesta altura que o Lyon atacou com uma magnífica jogada de um toque que permitiu a Rayan Cherki encontrar Gift Orban com três passes. O nigeriano ficou cara a cara com Chevalier e finalmente abriu o marcador para o Lyon (40'). Mas, embora isso tenha permitido que a equipa da casa assumisse a liderança no intervalo, o jogo estava longe de estar ganho, como evidenciado pela grande chance que David desperdiçou pouco antes do intervalo(1-0).

O Lille voltou com as mesmas intenções, e Edon Zeghrova não perdeu tempo em testar Perri. Mas depois de uma incrível jogada de 12 linhas na área do Lille, Rayan Cherki pegou a bola e disparou contra Chevalier (47'). O Lille assumiu a liderança e quase fez o terceiro no minuto seguinte, quando Cherki fez outra incursão. Contra a corrente do jogo, Zeghrova cobrou um livre longo para a área, e Aleksandro bateu com sucesso o guarda-redes do Lyon para colocar o jogo de volta no rumo certo (54').

A sensação que prevalecia naquele momento era a de que a equipa que marcasse o golo seguinte iria dar um golpe decisivo. O Lyon optou por recuar, eliminando os seus dois marcadores. No entanto, o Lille estava em queda, incapaz de criar verdadeiras oportunidades. O Lyon partiu para o contra-ataque e esteve perto de abrir o placar quando Fofana perdeu o duelo com Chevalier, pouco antes do último quarto de hora.

O Lille parecia desgastado e já não tinha coragem de se livrar de uma equipa da casa que parecia segura do seu jogo. Depois de gerir o final do jogo na perfeição, o Lyon venceu por 2-1 e avançou para os quartos de final. Jogo após jogo, o Lyon melhorou e pode agora ambicionar a vitória final nesta competição, bem como o bilhete europeu que a acompanha. O Lille não teve os ingredientes necessários e regressou a casa de mãos a abanar do Ródano.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore