Mais

Altos e Baixos: Palace tem um troféu, Gyokeres coroa época brilhante, Ajax acaba em lágrimas

Crystal Palace venceu a Taça de Inglaterra diante do Manchester City
Crystal Palace venceu a Taça de Inglaterra diante do Manchester CityAe Cosgrove/News Images / Avalon / Profimedia / Flashscore
Gyokeres e Vardy terminam as suas aventuras em glória, enquanto o sul de Londres celebra a primeira taça do Crystal Palace. Entretanto, o Manchester City e o AC Milan estão a pensar como é que as oportunidades foram tão desperdiçadas em 2024/25, com o Ajax de Amesterdão a dizer a ambos: "Segurem a minha cerveja".

Alto: Viktor Gyokeres

Num final de época particularmente emocionante, o Sporting defendeu o título de campeão português, algo que não acontecia desde meados do século XX. A festa dos leões surge depois de uma época conturbada, em que a equipa teve três treinadores. O mais importante para o sucesso é o melhor marcador da Liga Portugal, Viktor Gyokeres.

O sueco de 26 anos fez a assistência para o 1-0 e marcou o segundo na vitória por 2-0 sobre o Vitória SC, elevando para 39 o seu total de golos no campeonato português. Ninguém nas principais ligas europeias conseguiu alcançar tal feito e Gyokeres ainda lidera a classificação da Bota de Ouro. É perseguido por Kylian Mbappé e Mohamed Salah, mas os seus feitos não são tão impressionantes.

Gyokeres já conta com 53 golos e oito assistências em 50 jogos, em todas as competições na época que está a chegar ao fim, e ainda tem uma final da Taça de Portugal para disputar, na qual o Sporting espera conseguir a dobradinha. Se há algo que os adeptos do Sporting podem lamentar, é a esperada saída do sueco, mas o clube vai ganhar uma fortuna com isso.

Gyökeres é o melhor marcador da Liga 2024/25
Gyökeres é o melhor marcador da Liga 2024/25Opta by Stats Perform/Sporting CP

Baixo: Ajax

O Ajax é o maior derrotado, não apenas do último fim de semana, mas das últimas semanas. Depois de dois anos de queda, o clube tinha o campeonato ao seu alcance, mas acabou por deixar o PSV conquistar o seu segundo título consecutivo, apesar de estar nove pontos atrás da equipa de Amesterdão, a cinco jornadas do fim.

Para além disso, o treinador que tirou o clube de um buraco enorme está de saída do clube. Francesco Farioli anunciou que vai deixar o Ajax ao fim de apenas uma época. Isto significa mais turbulência na direção, e foi o italiano que não conseguiu chegar a um acordo e, por isso, despediu-se da equipa.

Alto: Crystal Palace

Uma geração inteira passou pelas bancadas de Selhurst Park desde que o Palace ganhou algo em grande pela última vez. Mas, convenhamos, a conquista da segunda divisão em 1994 não se compara à conquista do primeiro grande troféu, a Taça de Inglaterra. No sábado, o London Croydon explodiu de alegria depois de Eberechi Eze ter marcado o único golo do jogo contra o Manchester City.

E, embora não tenham sido marcados mais golos, houve muita emoção em Wembley, desde o penálti desperdiçado por Marmoush até à fúria de Guardiola contra os árbitros. No entanto, os números deixam claro que o Crystal Palace estava mais bem preparado para esta partida e o sucesso não é coincidência, apesar das circunstâncias dramáticas.

Baixo: Manchester City

Enquanto uns fazem história, outros vivem a pior temporada dos últimos anos. Os comandados de Pep Guardiola tiveram a oportunidade de terminar esta época amarga com um troféu, o que teria sido, pelo menos, um pequeno consolo, tendo em conta o mau aspeto que apresentaram ao longo da campanha, que está agora a chegar ao fim.

Parecia que o Crystal Palace não deveria ser um obstáculo intransponível na final da Taça de Inglaterra, mas o relvado veio desmentir tudo isso. Os rivais deram o golpe de misericórdia logo aos 16 minutos, quando Eberechi Eze marcou. O Palace defendeu-se então muito bem, enquanto os Citizens foram flagrantemente ineficazes, com Omar Marmoush a desperdiçar um penalti aos 36 minutos. No final, o jogo terminou com um resultado de 1-0 e o Manchester City termina a temporada 2024/25 sem um título.

Alto: Jamie Vardy

É raro que um jogador seja retirado do último jogo da época para se despedir dos adeptos. Mas, neste caso, é difícil pensar numa decisão diferente. O jogo de domingo entre o Leicester e o Ipswich era o jogo número 500 da carreira do grande futebolista inglês e coincidia com o aniversário exato da sua contratação pelos Foxes.

Ao fim de 13 anos no Leicester, Vardy não só marcou dois golos simbólicos com a sua atuação, como ainda conseguiu marcar o golo número 200 com as cores do clube a que dedicou a sua carreira. É certo que, em muitos aspetos, os adeptos dos Foxes não vão recordar esta época com carinho, mas a contribuição de Vardy será lembrada nas próximas décadas, sobretudo graças à vitória de despedida por 2-0.

Baixo: AC Milan

Entre os derrotados, não se pode deixar de incluir o AC Milan, que enterrou a possibilidade de disputar as competições europeias em questão de dias. Primeiro, os rossoneri perderam a final da Taça de Itália, contra o Bolonha, o que não só os privou do troféu, como também lhes retirou um lugar garantido na Europa.

No fim de semana passado, ainda tinham uma oportunidade de lutar pela Europa na Serie A, mas para isso precisavam de uma vitória contra a Roma. Os anfitriões marcaram um golo rápido, mas o AC Milan conseguiu empatar e manter-se no jogo. No entanto, a segunda parte pertenceu à equipa de Roma, que venceu por 3-1, o que deixa o AC Milan de Sérgio Conceição apenas no nono lugar, a uma jornada do fim da época.

A classificação do AC Milan
A classificação do AC MilanFlashscore