Mais

Análise: Os 10 maiores tomba-gigantes da Europa em 2024/2025: Parte 1

Plymouth Argyle completou uma das maiores surpresas ao eliminar o Liverpool na Taça de Inglaterra
Plymouth Argyle completou uma das maiores surpresas ao eliminar o Liverpool na Taça de InglaterraHenry Nicholls / AFP
Com a época europeia a chegar ao fim, o Flashscore faz uma retrospetiva de 10 dos maiores tomba-gigantes durante a campanha de 2024/2025.

Para efeitos deste artigo, uma equipa de topo que perca para qualquer equipa de uma divisão inferior é considerada um "jogo da taça". Vejamos alguns dos maiores choques que aconteceram nas taças nacionais de todo o continente na época passada.

Brabrand IF 1-1 FC Nordsjaelland, 10-9 nos penáltis - Landspokal, quinta ronda

Começamos na Dinamarca, onde o Brabrand IF, do quarto escalão, conseguiu eliminar o FC Nordsjaelland na quinta ronda, depois de ter eliminado o Randers na ronda anterior.

O clube da Superliga assumiu a liderança do marcador logo aos sete minutos, com a maioria dos adeptos presentes no Brabrand Stadion a esperar que o Nordsjaelland levasse a melhor.

Mas não podiam estar mais enganados. Mikkel Frandsen empatou a partida pouco depois do intervalo, para alegria dos adeptos.

Apesar dos 38 remates do Nordsjaelland em duas horas, 28 dos quais à baliza, o guarda-redes do Brabrand, Mathias Ornskov, defendeu todos os remates, exceto um.

Para tornar as coisas ainda mais dramáticas, os anfitriões colocaram em campo o guarda-redes suplente Henrik Lindhard Jensen para a disputa de penáltis. O guardião foi fundamental, pois na 10.ª ronda de cobranças de penáltis, defendeu a cobrança de Lucas Hey. Tobias Olesen converteu o seu penálti, completando a impressionante surpresa.

O Brabrand, que conseguiu a promoção para a terceira divisão, perdeu por 7-1 no marcador agregado nos quartos de final, com o Silkeborg.

Plymouth 1-0 Liverpool - Taça de Inglaterra, quarta eliminatória

Os adeptos do Liverpool recordarão com carinho a campanha de 2024/25, depois de terem conquistado a Premier League com quatro jornadas de antecedência. Os comandados de Arne Slot impressionaram durante grande parte da temporada e podem estar bastante satisfeitos com o feito.

No entanto, os Reds não tiveram tantas alegrias nas outras competições, uma vez que perderam nos oitavos de final da Liga dos Campeões, para o PSG, que viria a ser o vencedor. Também foram derrotados na final da Taça da Liga, contra o Newcastle.

No entanto, o maior choque da época aconteceu na Taça de Inglaterra, contra o Plymouth Argyle, que acabou por ser despromovido do Championship.

Foi um penálti cobrado por Robbie Hardy aos oito minutos que acabou com o clube de Merseyside, que não conseguiu balançar as redes apesar de ter 75% de posse de bola e 14 tentativas. O Plymouth conseguiu a sua melhor participação na Taça de Inglaterra em quase duas décadas.

O Elvas 2-1 Vitória SC - Taça de Portugal, quinta eliminatória

Segue-se a Taça de Portugal, na qual o Vitória SC, que chegou aos oitavos de final da Liga Conferência, foi surpreendentemente eliminado pelo Elvas, do quarto escalão, nos oitavos de final.

O clube do distrito de Portalegre conseguiu uma reviravolta na segunda parte para eliminar a equipa que tinha chegado às meias-finais no ano anterior.

O Vitória SC precisou de menos de dois minutos para se adiantar no marcador, por intermédio de Michel Dieu, e muitos esperavam que a equipa da Liga Portugal fosse golear. No entanto, este acabou por ser o único golo em 20 tentativas no jogo.

Lucão empatou a partida poucos instantes depois do recomeço, e Desmond Nketia completou a reviravolta a 15 minutos do fim.

Os adeptos presentes no Campo Domingos Carrilho Patalino festejaram o apito final, ao verem o seu clube passar aos quartos de final. No entanto, o clube perdeu por 2-0 com o Tirsense, também do Campeonato de Portugal.

No final, a época de 2024/25 será vista como um enorme sucesso para os Cavaleiros Azuis e Ouro, que terminaram com a promoção ao terceiro escalão.

Pontevedra 1-0 Villarreal - Taça do Rei, segunda ronda

A maior história da Taça do Rei desta época foi, sem dúvida, a do Pontevedra, da Galiza. O clube conseguiu chegar aos oitavos de final do torneio, mas não sem causar alguns problemas pelo caminho.

Embora tenha derrotado o Maiorca por 3-0 para chegar aos oitavos de final, o maior choque aconteceu na ronda anterior. Diante de um Villarreal que acabou por terminar em quinto lugar na LaLiga, as probabilidades de marcar um golo, quanto mais de ganhar, eram pequenas.

No entanto, a equipa da Segunda Federacion jogou com liberdade e confiança contra uma equipa três escalões acima deles. A três minutos do fim, Dalisson de Almeida marcou o golo que deu a vitória ao seu clube.

Depois de uma vitória retumbante contra outra equipa da primeira divisão, o Maiorca, o Pontevedra acabou por cair nos oitavos de final contra o Getafe. No entanto, foi a melhor participação na Taça desde 1971/72, quando chegou à mesma ronda.

Tal como aconteceu com o Brabrand e o Elvas, Os Granates também foram promovidos à terceira divisão no final da época.

Spaeri 2-2 Dinamo Tbilisi, 5-4 nos penáltis - Taça da Geórgia, final

A final da Taça da Geórgia foi talvez o jogo mais memorável da época de 2024/25. A equipa mais famosa do país, o Dínamo de Tbilissi, defrontou o Spaeri, um clube da segunda divisão, que disputava apenas a sua oitava época.

Tendo vencido todas as rondas anteriores por um golo de diferença ou na marcação de grandes penalidades, o Spaeri já tinha eliminado o FC Telavi e o Gagra a caminho da final. O confronto com o campeão da Taça dos Vencedores da Taça UEFA de 1980/81 era, de longe, o mais importante da sua curta existência.

Embora o Dínamo estivesse a fazer uma época fraca - terminou em quinto lugar no campeonato - continuava a ser o grande favorito.

Depois de ter estado em vantagem no início do primeiro tempo, a equipa da Liga 2 sofreu dois golos em quatro minutos, a meio da segunda parte. Quando parecia que o Dínamo conquistaria o seu primeiro título de campeão em nove anos, Seba Gegiadze empatou o jogo aos 88 minutos.

O jogo acabou por ser decidido nas grandes penalidades e o guarda-redes Bukhuti Putkaradze desempenhou o papel de herói, defendendo dois penáltis e dando ao Spaeri o seu primeiro título importante.

Ao conquistar a Taça da Geórgia, o Spaeri tornou-se a segunda equipa a fazê-lo sem estar na primeira divisão, depois de o Gagra ter feito o mesmo 14 anos antes. Além disso, o clube está pronto para realizar a sua primeira campanha continental no verão. O Dínamo, por sua vez, não participará da competição europeia pela primeira vez desde 2017/18.

Menções honrosas

Para terminar esta primeira parte, temos duas menções honrosas. A primeira vem da Taça NM, em que o Torvastad, do quinto escalão, eliminou o Haugesund no desempate por grandes penalidades, após um empate a um golo.

Talvez a parte mais impressionante deste jogo tenha sido o facto de Jorgen Kaldheim Gronningen ter defendido os quatro pontapés da marca de grande penalidade do Haugesund. O clube perdeu por pouco para o Viking por 4-3 na fase seguinte, mas foi promovido no final da temporada.

Também vale a pena mencionar o clube finlandês VJS, que surpreendeu o Gnistan por 3-0 na Taça Suomen, apesar de estar três níveis abaixo deles.

Patrik Ahonen, que entrou no segundo tempo, marcou dois golos para a equipa da quarta divisão, que avançou de forma extraordinária. O clube chegou até os 16 avos de final, mas caiu diante de outro clube da Veikkausliiga, o AC Oulu.