Mais

Arsenal e Manchester United protagonizam intrigante confronto na terceira ronda da Taça de Inglaterra

Mikel Arteta, treinador do Arsenal
Mikel Arteta, treinador do ArsenalJohn Walton / PA Images / Profimedia

O Arsenal e o Manchester United vão lutar por uma vitória reparadora no jogo de destaque de uma terceira ronda da Taça de Inglaterra repleta de potenciais gigantes, uma família dividida e um dérbi de Manchester, com uma diferença.

A AFP Sport antecipa um fim de semana que começa com o Everton a defrontar o Peterborough esta quinta-feira.

Novas bolas para Arteta

Num confronto entre as duas equipas mais bem sucedidas da Taça de Inglaterra, o treinador do Arsenal, Mikel Arteta, vai estar atento à bola quando o Manchester United visitar o Estádio Emirates.

Arteta deu uma desculpa inusitada para a derrota do Arsenal por 2-0 com o Newcastle no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça da Liga, na terça-feira, alegando que a bola foi a responsável pela falta de golos da sua equipa.

A Taça da Liga utiliza uma bola diferente da da Premier League e Arteta queixou-se: "Atirámos muitas bolas à barra. É difícil. Esta bola voa muito."

Como a Taça de Inglaterra também tem a sua própria bola, a trajetória dos remates do Arsenal será observada com interesse, num jogo que nenhuma das equipas se pode dar ao luxo de perder.

O único título de prata do reinado de Arteta no Arsenal foi a conquista da 14.ª Taça de Inglaterra, em 2020.

Seis pontos atrás do líder da Premier League, o Liverpool, que tem um jogo a menos, os Gunners podem ter de se concentrar no sucesso na Taça para acabar com a sua seca de troféus.

O Manchester United, que perdeu os últimos quatro encontros com o Arsenal, venceu a sua 13.ª Taça de Inglaterra na época passada.

Mas a equipa de Ruben Amorim está há cinco jogos sem vencer em todas as competições, incluindo quatro derrotas, e o empate do fim de semana passado com o Liverpool é um raro incentivo para o treinador português.

Quem é o Accrington Stanley?

Quando o Liverpool enfrentou o Accrington Stanley no sorteio da terceira ronda, os adeptos de uma certa idade teriam sido perdoados por gritarem: "Quem são eles?"

Um memorável anúncio de leite na televisão britânica nos anos 80 mostrava dois rapazes a falar de futebol enquanto bebiam o produto em questão.

Vestido com um equipamento do Liverpool, um dos jovens actores diz ao seu amigo: "É o que o Ian Rush bebe. Ele disse que se eu não bebesse muito leite, só seria bom o suficiente para jogar no Accrington Stanley quando crescesse."

Ao que o outro rapaz respondeu: "Accrington Stanley, quem são eles?", antes de o seu colega exclamar "Exatamente!" num tom grosseiro de Liverpudlian.

Agora, o Accrington, que está em 19.º lugar na quarta divisão, tem a hipótese de vingar-se da piada, ao causar uma das maiores surpresas da Taça de Inglaterra, contra o líder da Premier League, em Anfield, no sábado.

Um caso de família

O defesa inglês Ashley Young terá de deixar de lado o seu papel de pai orgulhoso durante o jogo do Everton contra o Peterborough esta quinta-feira.

O filho de Young, Tyler, de 18 anos, joga no Peterborough, da terceira divisão inglesa, o que levanta a possibilidade de uma reunião familiar no Goodison Park.

"O sonho pode tornar-se realidade", disse o lateral do Everton, de 39 anos.

Tyler só jogou uma vez pelo Peterborough, mas o técnico Darren Ferguson afirmou que Ashley tentou persuadi-lo a juntar os dois.

"O Ash colocou um pouco de pressão sobre mim. Vou ter de encontrar uma forma de envolver o Tyler", disse Ferguson, cujo pai, Alex, venceu a Taça de Inglaterra cinco vezes como treinador do Manchester United.

"Esse é o tipo de história que faz a Taça de Inglaterra brilhar, e seria mais uma boa história", acrescentou o técnico do Peterborough.

Dérbi de Manchester com uma reviravolta

Poucas semanas depois de perder o dérbi de Manchester para o rival United, o City de Pep Guardiola terá pela frente outro rival disposto a infligir uma humilhação ainda maior.

A derrota por 2-1 com o United no dia 15 de dezembro foi um golpe doloroso numa temporada turbulenta para o City.

Mas ser eliminado da Taça de Inglaterra pelo Salford City, a modesta equipa da quarta divisão de Manchester, situada a apenas oito quilómetros de distância, seria um golpe ainda mais baixo para os homens de Guardiola.

A primeira participação do Salford na terceira fase é o mais recente momento de conto de fadas para um clube transformado desde que as antigas estrelas do United, Gary e Phil Neville, Paul Scholes, Ryan Giggs e Nicky Butt, o compraram em 2014.

Atualmente em terceiro lugar na League Two, o Salford não vai mostrar medo contra os campeões da Premier League no sábado, com o chefe Karl Robinson a dizer: "Somos fiéis ao que somos, ao que possuímos e ao que queremos ser."

Siga a Taça de Inglaterra no Flashscore