O Arsenal deu a Ruben Amorim a sua primeira derrota como treinador do Manchester United, numa vitória por 2-0 na Premier League, no mês passado. Mas o United, 13.º classificado do campeonato, mostrou um pouco do seu potencial na vitória por 2-1 sobre o Manchester City e no empate a 2-2 com o líder Liverpool no fim de semana passado.
"Vejam como se portaram contra as grandes equipas... e os resultados que obtiveram", disse Arteta aos jornalistas esta sexta-feira.
"Penso que todos os treinadores, quando são nomeados, o são por uma razão. As razões podem ser diferentes. Por vezes é apenas para melhorar uma equipa de futebol... outras vezes é para transformar um clube de futebol. Essa é uma dimensão totalmente diferente do trabalho", acrescentou o técnico espanhol.
No entanto, o Manchester United, detentor da Taça de Inglaterra, perdeu quatro jogos consecutivos antes do empate de domingo e não conseguiu manter a baliza a zero nos últimos nove jogos, enquanto o Arsenal tinha marcado 13 golos em cinco jogos antes da derrota de terça-feira por 2-0 com o Newcastle, na Taça da Liga.
Arteta disse que era compreensível que Amorim precisasse de algum tempo para tirar o melhor partido do United.
"É difícil porque, obviamente, é preciso tempo para implementar as suas ideias, especialmente a sua forma de jogar, e explicar isso. E quando se tem tantos jogos, é complicado", disse.
Arteta, no entanto, asssumiu que o Manchester United mudou como equipa desde o último confronto entre as duas equipas, há mais de cinco semanas.
"Estou à espera de algumas coisas diferentes", acrescentou.
"É um jogo bonito para jogar contra um grande clube e eles vão trazer muitos adeptos. A memória de ganhar algo e compartilhar isso com as pessoas é o objetivo final", disse.