As escolhas do editor: Taça em Portugal e Inglaterra e o último lugar na Liga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Taça em Portugal e Inglaterra e o último lugar na Liga

FC Porto e Sporting decidem a final da Taça de Portugal, na Jamor
FC Porto e Sporting decidem a final da Taça de Portugal, na JamorGetty Images via AFP/Flashscore
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Manchester City - Manchester United

Os rivais de Manchester entram em campo este sábado, em Wembley, para a final da Taça de Inglaterra. Os atuais campeões ingleses partem com claro favoritismo, com sete vitórias, um empate e duas derrotas nos últimso dez confrontos.

A 3 de março, o Manchester City venceu o Manchester United por 3-1, no último dérbi.

A equipa de Pep Guardiola assegurou a presença na final com cinco vitórias em cinco jogos, tendo vencido o Chelsea por 1-0 nas meias-finais. Já na Premier League, sagrou-se campeão depois de vencer o West Ham por 3-1.

Pep Guardiola deve manter a aposta no 4x3x3, tudo indicando que Jack Grealish e o português Bernardo Silva estarão na frente de ataque, no apoio ao goleador Erling Haaland. O guarda-redes Ederson, lesionado, é a única baixa.

Do lado do Manchester United, os red devils carimbaram a passagem à final depois de terem vencido o Coventry, nos penáltis (4-2), nas meias-finais. Já no campeonato, despediu-se com uma vitória por 2-0 diante do Brighton.

Erik ten Hag deve apostar novamente no 4x3x3, com Alejandro Garnacho e Amad Diallo nas faixas, no apoio a Rasmus Hojlund, com Bruno Fernandes nas costas. Scott McTominay, Tyrell Malacia, Raphaël Varane, Luke Shaw e Victor Lindelöf, todos lesionados, são as baixas do Manchester United para esta final.

Prognóstico: Manchester City vence.

Os últimos jogos entre Manchester City e Manchester United
Os últimos jogos entre Manchester City e Manchester UnitedFlashscore

Portimonense - AVS

Portimonense e AVS começam a discutir, este sábado, o último lugar no principal escalão do futebol português na próxima temporada.

Apesar da vitória no dérbi algarvio, com o Farense, por 3-1, no último fim de semana, o Portimonense não conseguiu fugir do 16.º lugar da Liga e vai, por isso, medir forças com o AVS, 3.º classificado da Liga 2, que perdeu diante do Tondela, por 1-0, na 34.ª jornada do segundo escalão.

Apesar da vitóra diante do Farense, a verdade é que o Portimonense, orientado por Paulo Sérgio, venceu apenas dois dos últimos 15 jogos disputados no campeonato, correndo então o sério risco de descer de divisão.

Já o AVS, orientado por Jorge Costa, novo diretor para o futebol do FC Porto, esteve durante quase toda a temporada no topo da Liga 2 mas, nos últimos dez jogos, venceu apenas dois e caiu então para o último lugar do pódio, tendo agora a derradeira tentativa de alcançar a subida de divisão.

Além do fator casa, também o estado clínico do plantel e o triunfo diante do Farense jogam a favor do Portimonense. Zinho, lesionado de longa duração, é a única baixa confirmada na equipa de Paulo Sérgio.

Já do lado do AVS, Jorge Costa parte para esta primeira mão do play-off sem qualquer lesionado confirmado mas com Luís Silva, médio de 31 anos, suspenso devido a um alegado insulto racista na partida com o Tondela.

Prognóstico: Portimonense não perde.

FC Porto - Sporting

FC Porto e Sporting discutem este domingo o último troféu da temporada, a Taça de Portugal. 

Apesar de chegar ao Jamor como campeão nacional, o leão parte atrás no histórico recente, com seis vitórias, cinco empates e duas derrotas do FC Porto, nos últimos 13 jogos. O último confronto, recorde-se, no Estádio do Dragão, a 28 de abril, terminou com um empate 2-2.

O FC Porto chega ao Jamor depois de ter vencido o SC Braga, na 34.ª jornada da Liga, por 1-0, sendo que na Taça de Portugal eliminou o Vitória SC, nas meias-finais, com triunfos por 3-1 e 1-0.

A equipa de Sérgio Conceição, de resto, venceu os últimos seis jogos na Taça de Portugal, e o treinador deve manter a aposta no 4x3x3, com Galeno, Evanilson e Francisco Conceição na frente. Marcano e Zaidu são baixas certas, Pepe dificilmente poderá ser opção.

Do lado do Sporting, os leões fecharam a conquista da Liga com uma vitória, em casa, diante do Chaves, por 3-0. Já na Taça de Portugal, eliminaram o rival Benfica nas meias-finais, com uma vitória por 2-1 e um empate (2-2). Desta forma, os verde e brancos venceram cinco dos últimos seis jogos na competição.

Nos últimos 15 jogos, a equipa de Rúben Amorim abriu o marcador em 12, tendo chegado ao intervalo em vantagem em oito ocasiões.

Também Rúben Amorim será fiel ao seu 3x4x3, devendo ter Pedro Gonçalves, Gyokeres e Francisco Trincão no trio de ataque. Com Geny Catamo recuperado, os guarda-redes Antonio Adán e Franco Israel, bem como Matheus Reis, são as únicas baixas.

Prognóstico: Ambas marcam.

Os últimos jogos entre FC Porto e Sporting
Os últimos jogos entre FC Porto e SportingFlashscore
As escolhas de Mário Rui Ventura
As escolhas de Mário Rui VenturaFlashscore