Clubes das ligas inferiores não vão eliminar repetições da Taça de Inglaterra sem compensação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Clubes das ligas inferiores não vão eliminar repetições da Taça de Inglaterra sem compensação

O troféu da Taça de Inglaterra
O troféu da Taça de InglaterraProfimedia
Os clubes das ligas inferiores inglesas não aprovarão a eliminação das repetições da Taça de Inglaterra, a menos que se chegue a um novo acordo sobre o financiamento suplementar dos clubes da Primeira Liga, afirmou esta terça-feira o presidente da Liga Inglesa de Futebol, Rick Parry.

O "novo acordo" proposto para o futebol inglês prevê a supressão das repetições da terceira e quarta eliminatórias da Taça de Inglaterra, e das meias-finais da Taça da Liga, a fim de criar mais espaço no calendário para as competições europeias alargadas da UEFA, a partir da próxima época.

Em contrapartida, os clubes da primeira divisão deveriam aceitar um financiamento suplementar de 900 milhões de libras para a pirâmide, durante os próximos seis anos.

No entanto, o acordo ainda não foi ratificado e acredita-se que os clubes da Premier League estão divididos quanto ao nível de financiamento extra, e quem deve suportar o peso desse custo adicional.

As repetições da Taça de Inglaterra podem valer centenas de milhares de euros aos clubes das ligas inferiores, através das receitas de bilheteira e das receitas televisivas.

"A posição da Premier League tem sido a de que o resto do jogo tem de mudar e adaptar-se a eles", afirmou Parry, ao dirigir-se a uma reunião da comissão parlamentar da Cultura, Media e Desporto, esta terça-feira.

"Sugerimos que a solução estava nas mãos da Premier League, que podia reduzir o número de clubes para 18 (de 20), o que resolveria o problema - o que não pareceu ser muito bem aceite. Como parte de um novo acordo, estamos dispostos a aceitar uma perda considerável de receitas devido à perda das repetições da Taça de Inglaterra (e) das segundas eliminatórias da Carabao (Taça da Liga). Não estamos de forma alguma dispostos a ceder essas receitas com base no facto de não haver acordo", defendeu.

As repetições da Taça de Inglaterra não serão alteradas sem um acordo de financiamento suplementar
As repetições da Taça de Inglaterra não serão alteradas sem um acordo de financiamento suplementarProfimedia

Nas últimas semanas, vários dirigentes da Premier League criticaram a continuação das repetições da Taça de Inglaterra.

Metade dos 20 clubes da primeira divisão não teve direito às duas semanas de férias de inverno previstas, por estarem envolvidos nas repetições da terceira ronda, esta semana, ou nas meias-finais da Taça da Liga.

As repetições da quinta ronda em diante já foram canceladas.

"Não percebo uma repetição", disse o treinador do Brentford, Thomas Frank, cuja equipa enfrenta o Wolves numa repetição da Taça de Inglaterra esta terça-feira.

"Acho que a tradição é importante, temos de a proteger de certa forma. Mas já foi um pouco cortada. Só temos repetições na terceira e quarta rondas. Ou é tudo ou nada. Cortar. Protejam o melhor torneio de futebol do mundo e tornem-no ainda mais importante. Acabem com as repetições e dêem ainda mais importância a este torneio fantástico", apelou.