Daniel Muñoz (28 anos) poderia ser uma daquelas histórias com que todos os adeptos de clubes de futebol na Colômbia sonham: defender a camisola da equipa que ama (Atlético Nacional); deslumbrar na FPC. Mudar-se para o belga Genk e depois adaptar-se rapidamente à Premier League, uma das ligas europeias mais intensas e fisicamente exigentes.
O lateral colombiano tornou-se uma peça fundamental no sistema do Crystal Palace, uma equipa que avançou para os quartos de final da Taça de Inglaterra, depois de derrotar o Milwall (3-1) com um golo de Daniel Muñoz, um jogador que, além de cumprir os requisitos defensivos, é muito dado a atacar o espaço do adversário. Para procurar profundidade e gerar ações de golo na baliza adversária.
Daniel Muñoz, que chegou em 2023-2024 ao Crystal Palace, tem 44 jogos com a equipa inglesa, três golos e oito assistências. Um jogador versátil que também se destacou na última Copa América, torneio em que chegou à final com o "tricolor". Aí, a Argentina venceu pela margem mínima com um golo de Lautaro Martinez no prolongamento.
O seu desempenho esta época também é excecional. Nos últimos sete jogos do Palace, Muñoz esteve envolvido em seis ações goleadoras (marcando, dando assistência ou gerando a jogada que deu origem à ação). Tornou-se uma ferramenta ofensiva interessante para a equipa técnica, que aproveita a sua versatilidade para projetar atacantes como Eze, Mateta ou Sarr.
O lateral, por outro lado, é convocado para a seleção colombiana desde 2021. Tem 34 jogos, três golos e três assistências durante o seu tempo com o "tricolor".
