Em declarações ao programa Top 10 do Match of the Day, Lineker recordou a primeira vez que foi entrevistar Guardiola, depois de este se ter juntado ao Manchester City, e que era um apanha-bolas do gigante catalão enquanto Lineker jogava na equipa catalã.
Lineker esteve lá de 1986 a 1989, depois de se ter transferido do Everton, e revelou agora por que razão não deu a sua camisola.
"Quando ele chegou ao Manchester City, fui dar uma entrevista à BBC. E ele (Guardiola) disse: 'Antes de começarmos, eu era um apanha-bolas no Barcelona quando tu jogavas, quando estavas lá'", lembrou.
"E ele disse: 'No final de cada jogo eu ia ter contigo e perguntava se me davas a tua camisola. Nunca ma deste". E eu senti-me mal por isso", acrescentou.
Lineker continuou e explicou porque é que decidiu não a dar, e não foi por ter algo contra Guardiola, que viria a ser um dos melhores treinadores da história.
"Expliquei-lhe, disse: 'Pep, não era como agora. Naqueles tempos só tínhamos uma camisola. Não a podíamos dar", revelou.
Guardiola jogou nas equipas de reservas do Barcelona depois de Lineker ter deixado o clube, antes de se estrear em 1990, sob o comando do treinador Johan Cruyff. Agora, no Manchester City, procura a prata mais uma vez nesta temporada, com o objetivo de levantar a sua terceira Taça de Inglaterra.