Mais

Guardiola não fica satisfeito com a Taça de Inglaterra: "Estamos a mil milhões de pontos do Liverpool"

Pep Guardiola aplaude os adeptos após a vitória na meia-final da Taça de Inglaterra contra o Nottingham Forest
Pep Guardiola aplaude os adeptos após a vitória na meia-final da Taça de Inglaterra contra o Nottingham ForestAdrian Dennis / AFP
Pep Guardiola afirmou que a conquista da Taça de Inglaterra não será suficiente para salvar a época conturbada do Manchester City, que chegou à final no dia em que o Liverpool terminou o seu reinado como campeão da Premier League.

A equipa de Guardiola tinha sido coroada campeã inglesa nas últimas quatro temporadas, mas a sua má forma durante grande parte desta época deu ao Liverpool a oportunidade de selar um recorde de 20.º título da primeira divisão.

A coroação do Liverpool foi selada com uma goleada de 5-1 sobre o Tottenham, que terminou quase no momento exato em que soou o apito final em Wembley para assinalar a vitória do City por 2-0 sobre o Nottingham Forest nas meias-finais da Taça de Inglaterra.

Rico Lewis marcou logo aos 109 segundos, antes de Josko Gvardiol aumentar a vantagem do City na segunda parte.

O City vai defrontar o Crystal Palace na sua terceira final consecutiva da Taça de Inglaterra, a 17 de maio.

A equipa de Guardiola, quarta classificada, está também em vias de se qualificar para a Liga dos Campeões se terminar entre os cinco primeiros da Premier League.

Mas quando foi perguntado ao espanhol se a glória na Taça de Inglaterra e a qualificação para a Liga dos Campeões marcariam uma campanha de "sucesso", ele respondeu: "Não, e já o disse muitas vezes. Esta época não foi boa. Estamos a mil milhões de pontos do Liverpool, por isso, esta época não foi boa. Olhem para a Liga dos Campeões. Quantos jogos ganhámos? Um ou dois? E nós sempre fomos uma máquina nisso. Não podemos confundir que a época foi boa se terminarmos entre os cinco primeiros e nos qualificarmos para a Liga dos Campeões. O clube tem de tomar as decisões certas para que a próxima época seja melhor".

O City está a 21 pontos do Liverpool no campeonato e a um ponto do Chelsea e do Forest, que também têm um jogo a menos, na corrida pelos cinco primeiros lugares.

"Estar noutra final diz muito bem do volume da geração de jogadores e deste clube. E estamos muito satisfeitos por estarmos na final", afirmou Guardiola, que já venceu a Taça de Inglaterra duas vezes no seu reinado no City: "Mas a época define-se pela Premier League e pela consistência, e esta época isso não foi possível. O mais importante é a qualificação para a Liga dos Campeões e agora temos de ter calma e recuperar."

O City é favorito na final depois de ter goleado o Palace por 5-2 no Estádio Etihad no início de abril.

Mas Guardiola ficou impressionado com a vitória do Palace por 3 a 0 sobre o Aston Villa na semifinal de sábado e alertou contra o excesso de confiança.

"Temos quatro finais pela frente, e depois um jogo inacreditável contra o Palace, e ontem vimos como eles são bons", disse ele.