Mais

Guardiola rendido a Nuno Espírito Santo: "Tem sido incrível"

Pep Guardiola é treinador do Manchester City
Pep Guardiola é treinador do Manchester CityMark Cosgrove/News Images / Avalon / Profimedia
O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falou à imprensa antes do confronto deste fim de semana contra o Nottingham Forest na meia-final da Taça de Inglaterra.

O City pode reclamar como prémio de consolação uma terceira final consecutiva da Taça de Inglaterra, depois de ter sido eliminado de todas as outras competições da Taça esta época.

A equipa de Guardiola fez história ao ser a primeira equipa a passar às meias-finais em sete anos consecutivos e agora só o Forest está no caminho de mais uma final.

Guardiola começou por confirmar que Ederson estava de volta aos treinos, mas não sabia se estaria apto para jogar no domingo, acrescentando que não tinha outras preocupações com lesões, o que será um grande alívio para os adeptos do City.

O treinador falou sobre o Forest e disse que o clube raramente está nesta fase da competição, o que pode ser uma vantagem.

"Temos um rival sério e duro, muito duro. Os adeptos do Nottingham Forest há muito que não jogam as meias-finais da Taça de Inglaterra, mas há muitos anos que estamos presentes na competição."

O treinador falou depois sobre a presença de Rodri no plantel, apesar da lesão, e elogiou a atitude do espanhol, apesar da lesão grave.

"Gosto muito disso. Gosto muito. O tipo não joga e eu deixo-o ser treinador. Ele vai ajudar os rapazes e é assim que criamos uma equipa. É algo de especial quando os jogadores que estão lesionados e não jogam se ajudam uns aos outros. Gosto muito disso".

Continuando com o tema Rodri, Guardiola foi questionado sobre quando poderá regressar e afirmou que não quer apressar nada e que seguirá as ordens do médico.

"Em todos os treinos que faz connosco, está bem", disse Guardiola quando questionado sobre a possibilidade de o espanhol voltar a jogar esta época: "Mas não sei. O Rodri quer (jogar), mas o médico vai ter de dizer 'Pep, tens luz verde para lhe dar minutos'. Quero confiar nos médicos nesse caso."

Erling Haaland também está a ser observado de lado neste momento e o treinador do City insistiu que ainda não há data de regresso para o norueguês.

"Ele sente-se melhor. Já disse antes que não sei quando.Não é uma lesão confortável. É preciso torcer o tornozelo e depois colocar fita adesiva. Não é confortável. Ele não é um tipo pequeno, mas está a melhorar passo a passo. Ainda assim, não treina com a equipa, mas vamos ver como se porta."

Guardiola também afirmou que seria "menos prejudicial" para o clube se este vencesse a Taça de Inglaterra esta época, apesar dos elevados padrões estabelecidos pelo clube nos últimos anos.

"Temos de chegar à final primeiro. Esta época, houve demasiados jogos que não foram bons. Evitaremos danos maiores para o clube (se ganharmos a Taça de Inglaterra). Do meu ponto de vista, o mais importante da época é a Premier League. A Taça de Inglaterra mantém-nos seguros. Mas a Premier League dita o quão boa foi a época, e não foi boa, mas podia ser pior. Está nas nossas mãos e temos a oportunidade de chegar três vezes seguidas à final da Taça de Inglaterra. Esperemos que o consigamos fazer", frisou. 

Por fim, falou do seu apreço pelo treinador do Nottingham Forest, Nuno Espírito Santo, por quem tem muito respeito depois de ter conduzido a sua equipa a um lugar na Liga dos Campeões para a próxima época.

"Ele tem sido incrível, foi para a Liga Europa com o Wolves e agora com o Nottingham Forest. Fez um trabalho muito bom. Os rapazes têm boas capacidades e admiro-os por defenderem bem e terem um bom espírito. Têm a transição com jogadores de topo, de topo na frente. O proprietário investe em jogadores de topo. Os resultados estão à vista".

Siga o Nottingham - Manchester City com o Flashscore