Acompanhe aqui as incidências do encontro
"Vai ser um grande jogo. O Liverpool fez o que costuma fazer em Anfield - teve uma atuação muito boa. Estamos ansiosos por esse jogo, mas temos de o ultrapassar. É esse o nosso desafio. Temos de (o deixar de lado). O maior desafio é erradicá-lo dos nossos cérebros durante algum tempo. Quando estamos a jogar contra equipas como o City, o Liverpool e o Forest para o campeonato, não podemos tirar os olhos deles. Precisamos de nos concentrar em cada passo antes da final", apontou.
Questionado sobre se já se imaginou a levantar a Taça, Howe disse: "Não, ainda não pensei muito sobre isso. Percebi rapidamente que o tamanho da nossa tarefa para sábado é uma tarefa mental para recuperar e reorientar a nossa energia. Temos de encarar isto como um grande desafio. Não posso ficar muito tempo a pensar em ir para outro lado. É preciso voltar ao trabalho".
Sobre enfrentar o Birmingham, Howe continuou:
"Teremos de fazer uma rotação. Será difícil pedir aos jogadores que voltem a jogar com a mesma energia de quarta-feira. Não temos um grande plantel, mas vamos tentar escolher uma equipa suficientemente forte para vencer. Os jogadores têm de aproveitar as suas oportunidades. Qualquer oportunidade que tenham, têm de a aproveitar".
Sobre o regresso de Callum Wilson da lesão para a vitória na meia-final da Taça da Liga inglesa contra o Arsenal a meio da semana, Howe revelou que o avançado "parece estar bem" e deve estar disponível para ser titular.
"Se conseguir manter a forma, é um excelente ponta de lança. Tem a experiência, o conhecimento, a força e o golo. Não teríamos conseguido contratar alguém do seu nível que estivesse pronto para jogar", indicou.
Além de Wilson, o guarda-redes inglês Nick Pope também poderá entrar em campo , depois de ter regressado de lesão.
"O Nick tem demonstrado nos treinos que está motivado. Ele quer recuperar o tempo perdido. Portanto, acho que verá qualquer oportunidade como uma oportunidade de lembrar a todos o quão bom guarda-redes é", revelou.
Howe também falou sobre a tranquilidade do Newcastle no mercado de inverno, nomeadamente da manutenção de Kieran Trippier no plantel.
"Nenhuma parte de nós queria perder o Kieran. Ele teve uma época difícil, com alguns problemas físicos que travaram o seu progresso. Voltou à equipa e mostrou as suas qualidades. Jogar e atuar a um nível elevado não é fácil. É uma grande capacidade. Foi magnífico (contra o Arsenal). Tino (Livramento) teve uma grande temporada, (Emil) Krafth pode jogar na lateral direita, então há uma grande competição lá", continuou.