Roberts saiu a correr da sua baliza para responder a um passe para a frente, no sexto minuto do jogo de sábado, da Taça de Inglaterra, e chocou com Mateta, dando-lhe um pontapé na cabeça.
Michael Oliver começou por dar um cartão amarelo, mas mudou-o para um vermelho direto depois de rever o incidente no VAR. O presidente do Palace , Steve Parish, afirmou que se tratou da jogada mais imprudente que alguma vez viu.
"A Federação Inglesa de Futebol diz que, nestas circunstâncias, a sanção normal para esta infração é claramente insuficiente", afirmou a organização num comunicado no X.
Roberts vai cumprir uma suspensão de três jogos por má conduta grave. O Millwall "registou a declaração da FA e continuará a apoiar Liam, que tem sido alvo de horríveis abusos online desde a colisão de sábado".
Roberts não participou na derrota do Millwall frente ao Bristol City, no Championship, na terça-feira, mas os adeptos aplaudiram o guarda-redes desde o sexto minuto.
Mateta recebeu 10 minutos de tratamento no relvado antes de ser levado para o hospital, onde recebeu tratamento para uma laceração grave.
"Estou a passar bem. Espero estar de volta em breve e mais forte do que nunca", publicou o francês nas redes sociais.