Mais

Mateta (Crystal Palace) levado de urgência para o hospital após ferimento na cabeça no jogo da Taça de Inglaterra

Liam Roberts, do Millwall, no choque com Jean-Philippe Mateta, do Crystal Palace
Liam Roberts, do Millwall, no choque com Jean-Philippe Mateta, do Crystal PalaceReuters / David Klein
O presidente do Crystal Palace, Steve Parish, classificou a falta do guarda-redes do Millwall, Liam Roberts, que deixou Jean Philippe-Mateta no hospital, como "o mais imprudente" que alguma vez viu.

Recorde as incidências da partida

Roberts foi expulso aos oito minutos do jogo deste sábado da quinta ronda da Taça de Inglaterra, que o Palace venceu por 3-1, depois de ter apanhado a cabeça de Mateta com a bota quando este corria para afastar a bola.

O árbitro Michael Oliver só deu o cartão vermelho depois de uma revisão pelo VAR.

Mateta recebeu tratamento prolongado, incluindo oxigénio, no relvado, antes de ser levado de maca para uma ambulância e transportado para o hospital.

"O que sabemos é que tem um corte feio atrás da orelha e um ferimento na cabeça. Obviamente, está no hospital. Portanto, esperamos o melhor", disse Parish à BBC.

"É o desafio mais imprudente num campo de futebol que alguma vez vi e acho que ele tem de olhar bem para si próprio, aquele rapaz, porque está a pôr em perigo um colega de profissão, talvez na sua vida, com um desafio destes", acrescentou.

Jean-Philippe Mateta, do Crystal Palace, transportado numa maca depois de ter sofrido a lesão
Jean-Philippe Mateta, do Crystal Palace, transportado numa maca depois de ter sofrido a lesãoReuters / David Klein

O treinador do Palace, Oliver Glasner, confirmou que Mateta está consciente, mas que sofreu uma lesão grave na orelha.

"Ele está consciente e está no hospital. A orelha tem um aspeto horrível. É uma lesão muito grave, por isso esperamos o melhor para ele", disse Glasner.

"Não estamos muito contentes, não podemos estar muito contentes. Claro que é uma grande vitória e a passagem para os quartos de final, mas quando perdemos um jogador, especialmente com uma falta destas, temos duas sensações diferentes no estômago, assumiu.

Mateta tinha marcado oito golos nos nove jogos anteriores e tem 15 no total pelo Palace esta época.

O jogador de 27 anos também marcou cinco vezes quando a França ganhou a prata nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado.

Parish fez comparações com o famoso confronto entre o guarda-redes alemão Toni Schumacher e o avançado francês Patrick Battiston, no Campeonato do Mundo de 1982.

"É difícil para mim pensar em qualquer outra coisa neste momento, com JP (Mateta) no hospital", acrescentou Parish.

"Alguém mencionou que houve um no Mundial de 1982 como esse, mas é um desafio terrível. E não faço ideia porque é que o árbitro teve de ir ao ecrã", criticou.

O Palace fez uso da vantagem de um homem durante praticamente todo o jogo para garantir o seu lugar nos quartos de final.

O autogolo de Japhet Tanganga quebrou a resistência dos visitantes, antes de Daniel Munoz marcar o segundo.

Wes Harding marcou um golo para os Leões aos 13 minutos do primeiro tempo, nos descontos para o tratamento de Mateta.

O Palace teve de esperar até aos 82 minutos para garantir o apuramento, quando o cabeceamento em arco de Eddie Nketiah encontrou o canto oposto.