Mais

Olhar português: Portugueses conquistam Inglaterra e Arábia Saudita

João Félix bisou no triunfo do Chelsea
João Félix bisou no triunfo do ChelseaBen STANSALL / AFP
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra à Arábia Saudita, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

A nossa viagem começa pelo berço do futebol: Inglaterra. Vários portugueses estiveram em destaque na última semana do futebol inglês. O Wolverhampton, de Vítor Pereira, carimbou a passagem aos 16-avos de final da Taça de Inglaterra, depois de vencer em Bristol (1-2), com Rodrigo Gomes a marcar o segundo dos lobos, assistido pelo compatriota Gonçalo Guedes.

A mesma sorte teve o Manchester United, de Rúben Amorim. Os red devils afastaram o Arsenal, no desempate através das grandes penalidades, depois de um empate nos 120 minutos, com Bruno Fernandes a anotar o golo dos visitantes.

Seguimos para Liverpool. Diogo Jota marcou na receção dos reds ao Accrington (4-0) e saltou do banco para anotar o golo do empate na visita ao surpreendente Nottingham Forest (1-1), de Nuno Espírito Santo.

Nota ainda para João Félix. O internacional português bisou na goleada do Chelsea frente ao Morecambe (5-0).

Damos um salto até à Alemanha, onde Raphael Guerreiro marcou na vitória do Bayern Munique na receção ao Hoffenheim (5-0), e outro até Itália, para dar conta do golo de Rafael Leão no triunfo do AC Milam, de Sérgio Conceição, na casa do Como (1-2).

O nosso trajeto passa também pelo "el dorado" do futebol mundial: Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo (Al Nassr-Al Okhdood, 3-1), Tozé (Al Riyadh-Al Khaleej, 2-2), Daniel Podence (Al Shabab-Al Riyadh, 2-1) e Fábio Martins (Al Riyadh-Al Khaleej, 2-2) fizeram o gosto ao pé na última semana.

Seguimos para a Turquia para destacar o grande feito de Pedro Malheiro. O ex-Boavista fez o primeiro hat-trick da carreira na goleada do Trabzonspor contra o Antalyaspor (5-0). Nota ainda para o golo de Paulinho (Bandirmaspor) no empate contra o Pendikspor (1-1).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Tiago Nani (Dinamo Tirana, Albânia), Zé Valente (Persik Kediri, Indonésia), Diogo Tavares (Zabbar St. Patrick, Malta), Filipe Chaby (Semen Padang, Indonésia), Francisco Mascarenhas (Eldense, Espanha), Luís Machado (Kitchee, Hong Kong), Miguel Oliveira (DPMM FC, Brunei), Mika Borges (Omonia Aradippou, Chipre), Paulinho (Toluca, México) e Rafael Lopes (Anorthosis, Chipre).

No feminino, Kika Nazareth (Barcelona, Espanha) também marcou na última semana.

Leia as outras edições do Olhar Português