Com os líderes da Premier League Liverpool, Arsenal, Chelsea e Tottenham já eliminados, o caminho está aberto para os gigantes de Manchester, que se enfrentaram em cada uma das duas últimas finais. Brighton, Newcastle e Crystal Palace estão entre os outros clubes que sonham com a glória em Wembley no dia 17 de maio.
A AFP Sport analisa os jogos da quinta ronda deste fim de semana:
Crystal Palace x Millwall (sábado, 12:15)
Duas vezes vice-campeão da Taça de Inglaterra, o Palace nunca conquistou um troféu importante, mas está a entrar em forma no momento certo se quiser chegar a Wembley este ano. Os comandados de Oliver Glasner venceram sete dos últimos nove jogos em todas as competições, sendo que o mais recente foi a goleada por 4-1 sobre o Aston Villa no meio da semana.
A série de oito golos marcados porJean-Philippe Mateta em nove jogos ajudou os Eagles a afastarem-se de qualquer problema de despromoção e a subirem ao 12º lugar da Premier League.
Agora, o clube tem pela frente um dérbi contra o Millwall, da Championship, que quer estragar as ambições do rival do sul de Londres.
Manchester City x Plymouth (sábado, 17:30)
O Plymouth foi o grande destaque da quarta ronda ao derrotar o Liverpool por 1-0 no Home Park. A recompensa para o Argyle é uma viagem ao Etihad e a chance de mais uma vitória monumental.
O técnico do Plymouth, Miron Muslic, tornou-se uma sensação na internet depois que trechos dos seus discursos inspiradores se tornaram virais e está ansioso para enfrentar o seu ídolo Pep Guardiola.
"É a maior honra da minha vida", disse Muslic: "Estou ansioso por lhe apertar a mão e dizer-lhe que ele é um gigante do nosso desporto e um modelo enorme para todos os treinadores do mundo."
Newcastle x Brighton (domingo, 13:45)
O sexto classificado da Premier League enfrenta o oitavo, o que pode ser considerado o grande embate da eliminatória. O Newcastle já tem uma final pela frente no mês que vem, contra o Liverpool, na Taça da Liga.
Os Magpies não ganham um troféu importante há 56 anos, mas não podem deixar que o sucesso ou o fracasso da sua temporada dependa de um confronto com o provável campeão da Premier League.
O Brighton vem de quatro vitórias consecutivas após um período difícil na primeira temporada de Fabian Hurzeler no comando do clube. Os Seagulls venceram no St. James' Park no início da temporada e costumam guardar o seu melhor para os adversários mais difíceis.
Muito dependerá da condição física do atacante do Newcastle, Alexander Isak, autor de 21 golos, que não participou da derrota por 2-0 para o Liverpool na quarta-feira devido a uma distensão na virilha.
Manchester United x Fulham (domingo, 16:30)
O Manchester United salvou uma campanha complicada na época passada ao vencer o City e levantar a Taça, mas poucos acreditam que os homens de Ruben Amorim consigam repetir a proeza.
Os Red Devils mostraram garra ao vencerem o Ipswich por 3-2 na quarta-feira, apesar do cartão vermelho de Patrick Dorgu no primeiro tempo, conquistando apenas a terceira vitória no campeonato em 11 jogos.
O Fulham está cinco posições e nove pontos acima do United na Premier League, mas perdeu os dois confrontos por 1-0 nesta temporada.
Os Cottagers têm em mente a vingança não só por esses jogos, mas também por uma polémica partida dos quartos de final da Taça de Inglaterra em Old Trafford, há dois anos.
O Fulham liderava por 1-0 a 15 minutos do fim, até que o capitão Aleksandar Mitrovic, Willian e o treinador Marco Silva foram todos expulsos na sequência de um lance de mão na sua própria linha por Willian. O United acabou por vencer por 3-1 e Mitrovic foi expulso por oito jogos por empurrar o árbitro Chris Kavanagh.
