Mais

Taça de Inglaterra: De Bruyne, o mais titulado da história do City, procura sair em grande

De Bruyne é o jogador do Manchester City mais condecorado de todos os tempos
De Bruyne é o jogador do Manchester City mais condecorado de todos os temposDARREN STAPLES / AFP
Kevin De Bruyne pode acrescentar mais uma honra ao seu título de jogador mais condecorado de todos os tempos do Manchester City com uma despedida digna na final da Taça de Inglaterra, no sábado, contra o Crystal Palace.

Siga as incidências da partida

A década de troféus do belga em Manchester chegará ao fim no final da temporada da Premier League, mas a final de Wembley é a última oportunidade de o jogador de 33 anos levantar a taça no clube onde se tornou um dos melhores jogadores do mundo.

Seis vezes vencedor da Premier League, De Bruyne pode juntar uma terceira Taça de Inglaterra às suas cinco Taças da Liga e à vitória na Liga dos Campeões de 2023 com o City.

De Bruyne manifestou a sua "surpresa" pelo facto de o City não ter tentado prolongar a sua permanência, convicto de que ainda pode atuar ao mais alto nível.

De Bruyne fez recuar os anos quando o City recuperou de uma desvantagem de 2-0 para derrotar o Palace por 5-2 no mês passado, com um golo e uma assistência.

O City espera que o jogador faça o mesmo para se despedir do clube e salvar uma temporada para esquecer para os comandados de Pep Guardiola.

Depois de uma série sem precedentes de quatro títulos consecutivos da Premier League, o City está a 18 pontos do campeão Liverpool e envolvido numa batalha para terminar entre os cinco primeiros e garantir uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.

O declínio de De Bruyne tem sido um fator importante para a queda do City - dos seus 108 golos e 177 assistências pelo clube em 419 jogos, apenas seis e oito, respetivamente, foram registados esta época.

Partir como um campeão

No entanto, o belga continua "insubstituível" devido ao seu impacto na ascensão do City como força dominante no futebol inglês, de acordo com Erling Haaland.

"Receber as bolas dele é um sonho", disse Haaland. "Tem sido muito especial jogar com ele. É uma alegria enorme e vou fazer tudo o que puder para ter essa alegria nos últimos jogos".

"O futuro será diferente, com jogadores diferentes. Quando o Kevin sair, vamos precisar de alguém para o substituir, embora o Kevin seja insubstituível em muitos aspetos", acrescentou o avançado norueguês.

Guardiola quase se desculpou por ter ignorado De Bruyne em alguns momentos desta temporada, enquanto procurava soluções para preencher as lacunas no meio-campo do City.

"A gratidão que eu tenho, que nós temos, é enorme. O Kevin é o jogador da história do clube com mais títulos e isso define o que o Kevin fez connosco", disse Guardiola.

Um mural gigante de De Bruyne, juntamente com a sua coleção de troféus como jogador do City, foi inaugurado no centro da cidade de Manchester na quinta-feira.

Os números de Kevin De Bruyne
Os números de Kevin De BruyneFlashscore

Guardiola sugeriu que uma estátua no exterior do Estádio Etihad também será apenas uma questão de tempo, mas, depois de uma década caracterizada por uma sede implacável de continuar a ganhar, o tributo mais adequado seria que De Bruyne saísse com outra medalha ao pescoço.

"Toda a equipa só pensa numa coisa, que é tentar conquistar o troféu e tornar o dia especial para o Kevin", disse o médio do City Mateo Kovacic.

"Pelo que fez, merece partir como um campeão, o que obviamente é. Ele é uma figura enorme no sucesso do City e será lembrado como um dos melhores", concluiu.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore