Mais

Taça de Inglaterra: Grealish volta aos golos na goleada gorda do City (8-0), Felix bisa (5-0)

Atualizado
Grealish voltou aos golos após mais de um ano
Grealish voltou aos golos após mais de um anoGARETH COPLEY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Manchester City deu uma goleada das antigas ao Salford, do quarto escalão, com um hat-trick de James McAtee e o regresso aos golos de Jack Grealish (8-0). João Félix fez os dois últimos golos para coroar uma grande exibição na goleada do Chelsea sobre o Morecambe por 5-0, enquanto o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, bateu o Luton com uma assistência de Jota Silva, por 2-0, na terceira ronda da Taça de Inglaterra. A surpresa da tarde aconteceu em Brentford que, com Fábio Carvalho a titular, caiu perante o Plymouth, último classificado do Championship.

Leia e veja aqui os golos dos jogos da manhã

Manchester City 8-0 Salford

Sem quase nenhum dos habituais titulares no ‘onze’, como os portugueses Bernardo Silva e Ruben Dias, o City, com Matheus Nunes entre os titulares, não sentiu qualquer dificuldade para ultrapassar a equipa da League Two, detido por alguns antigos jogadores do vizinho United (Nicky Butt, Ryan Giggs, Gary Neville, Phil Neville, Paul Scholes e David Beckham).

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A eliminatória ficou praticamente sentenciada no primeiro tempo, com golos do belga Jérémy Doku (08 minutos) e dos jovens Divin Mubama (20), em estreia, e Nico O’Reilly (43), que fizeram os primeiros tentos pela equipa principal dos citizens.

Jack Grealish, aos 49 minutos, de grande penalidade, regressou aos golos, que não festejava desde 16 de dezembro de 2023, com James McAtee (62, 72 e 82) a fazer um hat-trick e Doku (69) a fazer o seu segundo tento de penálti.

O Manchester City segue, assim, para a quarta ronda da Taça de Inglaterra, que já conquistou por sete vezes, tendo perdido a final da última temporada para o Manchester United.

Chelsea 5-0 Morecambe

Entre as 10 alterações de Enzo Maresca para a partida, destaque para os três portugueses na receção ao penúltimo classificado da League Two (quarto escalão), com João Félix logo em destaque ao ganhar uma grande penalidade insólita. Porém, chamado a converter, Nkunku foi travado por uma grande defesa de Harry Burgoyne.

O guarda-redes continuou a erguer um muro para evitar a vantagem dos blues, nomeadamente a negar o golo de Félix, depois de um bom trabalho do português à entrada da área. No entanto, aos 39 minutos, numa altura em que os anfitriões pareciam estar sem ideias sobre como chegar à vantagem, Tosin Adarabioyo arriscou de longe num remate que desviou num defesa e traiu o guardião, para inaugurar o marcador. A vantagem mínima durou até ao descanso.

No reatamento, Maresca operou três mexidas, com Pedro Neto a ser substituído e, uma vez aberta a comporta dos golos, o Chelsea apressou-se a resolver o encontro. Aos 50 minutos, Nkunku vingou-se do penálti desperdiçado ao aproveitar uma recarga após um primeiro remate de Renato Veiga. Um inspirado Tosin voltou a fazer das suas com um remate de fora de área, que desta feita não desviou em ninguém

Com uma vantagem de três golos a um quarto de hora do fim, João Félix teve espaço para brilhar e conseguir o merecido golo... a dobrar. Num espaço de dois minutos, o ex-Benfica juntou-se à lista de marcadores com um remate rasteiro e colocado e, logo a seguir, fez das suas na área contrária para assinar o bis num remate em arco sem hipóteses para Burgoyne.

Apesar da goleada, os adeptos do Morecambe continuaram a dar espetáculo nas bancadas de Stamford Bridge e ainda poderiam ter festejado um golo até ao apito final, mas a pontaria de Hope e Macadam não estava afinada.

Nottingham Forest 2-0 Luton

Com Jota Silva a titular, a boa forma da turma de Nuno Espírito Santo, com seis vitórias consecutivas na Premier League, poderia continuar este sábado na receção a um recém-despromovido Luton que, por seu lado, somava quatro derrotas seguidas e definha perto da zona de despromoção do Championship (segundo escalão).

Aos 40 minutos, Ramon Sosa fez um bom cruzamento para a área, onde apareceu sorrateiro Ryan Yates para inaugurar o marcador, de cabeça. Aos 68 minutos, Jota Silva foi lançado em profundidade e fez tudo bem ao servir Ramon Sosa que, depois de assistir, também se juntou à lista de marcadores e carimbou a passagem dos Shaky Trees. 

Brentford 0-1 Plymouth

A grande surpresa da tarde até agora foi a eliminação do primodivisionário Brentford, em casa, perante o Plymouth, do Championship. 

Com Fábio Carvalho a titular e durante os 90 minutos, a turma de Thomas Frank foi surpreendida pelo golo de Morgan Whittaker, aos 82 minutos, que decidiu a eliminatória a favor do último classificado do segundo escalão.

Outros resultados

Leicester 6-2 QPR

Bournemouth 5-1 West Brom

Exeter 3-1 Oxford

Norwich 0-4 Brighton