Mais

Taça de Inglaterra: Man. City tenta manter esperança viva, Fulham e Nottingham em busca do sonho

Erling Haaland, avançado do Manchester City
Erling Haaland, avançado do Manchester CityOli Scarff / AFP

O Manchester City defronta o Bournemouth nos quartos de final da Taça de Inglaterra, com o objetivo de manter viva a sua última oportunidade de ganhar o troféu numa época turbulenta.

O City é o último dos grandes da Premier League ainda de pé, enquanto Nottingham Forest, Fulham e Brighton encabeçam o ano dos outsiders da Taça de Inglaterra.

A AFP Sport analisa os principais acontecimentos do fim de semana:

Bournemouth ameaça o problemático Man. City

Em risco de passar a primeira temporada sem conquistar um troféu importante desde 2016/17, o Manchester City vai a Bournemouth com algum receio, depois de perder no Estádio Vitality no início da temporada.

Quando os homens de Pep Guardiola foram derrotados por 2-1 pelo Bournemouth na Premier League, em novembro, foi a primeira vez na sua história que o City perdeu com os Cherries.

A derrota chocante prenunciou o declínio surpreendente do City, que venceu apenas um dos 11 jogos seguintes em todas as competições.

Depois de seis títulos ingleses nas últimas sete temporadas, o City - que está em quinto lugar na Premier League - viu-se obrigado a lutar para se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada e evitar a sua primeira campanha sem títulos desde o primeiro ano de Guardiola no Estádio Etihad.

A derrota com o Nottingham Forest e o empate com o Brighton nos últimos dois jogos são um lembrete de que Guardiola ainda não resolveu a ladainha de problemas que atormentou o City nesta temporada.

Sofrer mais uma derrota em Bournemouth - que nunca chegou às meias-finais da Taça de Inglaterra - seria mais um momento ignominioso numa época brutal para Guardiola.

Fulham quer acabar com má sorte na Taça de Inglaterra

O Fulham de Marco Silva recebe o Crystal Palace este sábado com a história em mente, já que os Cottagers tentam acabar com meio século de futilidade na Taça de Inglaterra.

O clube da zona oeste de Londres não chega à final há 50 anos - quando perdeu a sua única participação na competição para o West Ham - e a sua última presença nas meias-finais aconteceu em 2002.

Os comandados de Marco Silva derrotaram o campeão Manchester United nos penáltis na quinta ronda, mas sofreram uma derrota em casa por 2-0 com o Palace no campeonato em fevereiro.

Com esse triunfo, a equipa de Oliver Glasner está numa série impressionante de cinco vitórias consecutivas fora de casa em todas as competições e manteve seis jogos consecutivos sem sofrer golos.

O Palace, que nunca venceu a Taça de Inglaterra, poderá receber de volta Jean-Philippe Mateta, depois de o avançado francês ter treinado esta semana, na sequência da agressão do guarda-redes do Millwall, Liam Roberts, que o deixou com 25 pontos à volta da orelha.

Será que o Forest vai ser abatido pelo golpe de Wood?

O Nottingham Forest não poderá contar com o astro Chris Wood, que está prestes a completar mais uma temporada de sonho.

A equipa de Nuno Espírito Santo subiu ao terceiro lugar da Premier League, o que a deixa muito perto de participar na Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1980/81.

Levar o Forest à sua primeira meia-final da Taça de Inglaterra desde 1991 - quando perdeu a final para o Tottenham - reforçaria ainda mais as credenciais de Nuno Espírito Santo para ser nomeado o técnico do ano.

Mas o Forest terá de o fazer da forma mais difícil, depois de o seu melhor marcador, Wood, ter sido excluído devido a uma lesão na anca contraída durante a competição internacional com a Nova Zelândia.

"Ele não estará disponível para este jogo. Sentiu um pontapé muito forte na anca, por isso tem dores", confirmou Nuno Espírito Santo.

Preston quer surpreender o Villa

Em 14.º lugar no Championship, o Preston recebe o Aston Villa como a última equipa fora da Premier League a disputar a Taça de Inglaterra desta época.

O Preston venceu a Taça em 1889 e 1938, mas não chega às meias-finais desde 1964 e jogou pela última vez na primeira divisão em 1961.

A equipa de Paul Heckingbottom enfrenta um Villa que procura chegar às meias-finais pela primeira vez em 10 anos.

O Aston Villa, que está apurado para os quartos de final da Liga dos Campeões, não vence a Taça de Inglaterra desde 1957, tendo a sua última final terminado com uma derrota frente ao Arsenal em 2015.

Siga os quartos de final da Taça de Inglaterra com o Flashscore