Mais

Unai Emery: "O objetivo é ganhar, mas o processo é o mais importante"

Emery é o treinador do Aston Villa
Emery é o treinador do Aston VillaSteven Flynn / Actionplus / Profimedia
Unai Emery, treinador do Aston Villa, falou aos meios de comunicação social antes do confronto com o Crystal Palace na meia-final da Taça de Inglaterra, este fim de semana.

O Villa venceu o Preston North End, o Tottenham Hotspur, o West Ham United e o Cardiff City para chegar à primeira meia-final da Taça de Inglaterra em dez anos. Emery ainda não conquistou um troféu em Inglaterra e vai tentar vingar-se depois de os Eagles terem eliminado a sua equipa da Taça da Liga. Emery falou pela primeira vez sobre a rotação da equipa depois de enfrentar o Manchester City a meio da semana.

"A rotação não se deve ao facto de se jogar um jogo depois, mas sim ao facto de se ter jogado um jogo antes, porque alguns jogadores estão cansados ou talvez se tenham lesionado. Tivemos um jogo muito difícil na terça-feira e fizemos um trabalho muito bom, mas depois deste jogo a primeira coisa a fazer foi ver como estão os jogadores para a seleção da equipa titular. Amanhã (sábado) é um jogo em que vamos precisar que os titulares e os jogadores do banco estejam prontos para jogar. Estamos prontos para os 90 minutos, o prolongamento e o desempate por grandes penalidades. Estamos prontos para jogar uma partida com todos os jogadores que estiverem disponíveis para amanhã."

Emery comentou depois o treinador rival, Oliver Glasner, e disse que o admira e à forma como a sua equipa tem actuado nesta campanha.

"Respeitamo-los sempre. Eles tiveram um desempenho fantástico contra nós. Vamos tentar identificar a nossa capacidade de dominar o jogo, de impor o nosso posicionamento, a nossa combinação com os jogadores e os nossos duelos individuais. É uma equipa que joga um futebol fantástico e respeito este treinador porque é um treinador vencedor. Ganhou a Liga Europa e as suas experiências em Inglaterra com o Crystal Palace estão a ser fantásticas. Está a chegar às meias-finais e está a ter um desempenho muito bom. Por vezes, não está a conseguir os resultados para ser melhor no campeonato, mas eles estão a ter um desempenho muito bom. Contra nós, mostraram-no. Respeito-os muito".

O Villa ainda tem uma oportunidade de garantir o futebol europeu para a próxima temporada e Emery foi questionado sobre seus objetivos para o final da temporada, onde tanto está em jogo.

"Quando se começa a época, tenta-se definir alguns objectivos para o final da época através de quatro competições - Premier League, Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga. Ainda estamos em duas competições - a Premier League, porque são 38 jogos, e a Taça de Inglaterra. Terminámos a Liga dos Campeões. Estamos a concentrar-nos em cada jogo de cada competição, tentando dar o nosso melhor. Estar na Europa é um objetivo claro que temos. A primeira forma de chegar à Europa é através da Premier League, mas se ganharmos o troféu da Taça de Inglaterra podemos jogar na Liga Europa. É o segundo objetivo que podemos ter na competição. Agora, não podemos escolher apenas uma competição, estamos a escolher fortemente as duas competições porque temos dois caminhos para o nosso objetivo."

Por fim, o treinador falou sobre a disputa de um troféu e como esse era um dos seus principais objetivos ao chegar ao clube.

"Como treinador, o meu desafio quando aqui cheguei era conquistar alguns troféus durante o percurso. Esta é uma oportunidade, porque estamos numa meia-final, mas ainda há muito trabalho a fazer. Quando se está a viver experiências e a conquistar alguns troféus durante essas experiências, o mais importante que apreciei e aprendi foi durante o percurso, não no final. O que estamos a fazer este ano na Taça de Inglaterra é realmente espantoso. Este é o processo de que quero desfrutar. Quero desfrutar da meia-final e de tudo o que vamos fazer, desde a forma como estamos a fazer, a viajar para Londres, a estarmos juntos, a preparar o jogo, a ter algumas reuniões, o ambiente que se vai viver amanhã em Wembley. No final, o objetivo é ganhar, mas o processo é o mais importante."

Siga o Crystal Palace - Aston Villa com o Flashscore