David contra Golias? Inter de Milão joga final da Taça de Itália contra a Fiorentina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
David contra Golias? Inter de Milão joga final da Taça de Itália contra a Fiorentina
Lautaro Martínez quer voltar a festejar, agora na final da Taça de Itália
Lautaro Martínez quer voltar a festejar, agora na final da Taça de ItáliaAFP
Esta quarta-feira, às 20:00, terá lugar em Roma a final da Coppa Italia 2022/23. Trata-se de uma final com carácter de David contra Golias. Depois de ter chegado à final da Liga dos Campeões, o Inter ganhou renovada reputação internacional. Por isso, é claramente favorito contra a Fiorentina - mas, para o tradicional clube toscano, fundado em 1926, uma atuação vigorosa na grande final é um ponto de honra.

Quando a final da Coppa Italia for disputada no Estádio Olímpico de Roma, na quarta-feira, a Fiorentina terá uma oportunidade especial. Pela primeira vez desde 2013/4, o clube está na final da Taça de Itália. A última vez que a Fiorentina venceu uma final da prova rainha foi há 22 anos.

Duas hipóteses para voltar a festejar

Em 2001, a Fiorentina venceu o Parma por 2-1. Rui Costa, agora presidente do Benfica, e companhia ergueram o sexto troféu da Copa da Itália para o céu noturno da Toscana.

Torcida da Fiorentina quer o título
Torcida da Fiorentina quer o títuloProfimedia

Se a Fiorentina fracassar na quarta-feira, no entanto, adeptos não precisam enterrar as esperanças de um primeiro título em 22 anos: os Viola também estão na final da Liga Conferência, onde enfrentarão o West Ham United, da Premier League, para encerrar a temporada.

Na Coppa Italia, os violetas beneficiaram de um sorteio bafejado pela sorte: evitaram sempre as equipas de topo. Além do  Torino, defrontaram ainda as duas equipas já despromovidas da Serie A: Sampdoria e Cremonese.

No campeonato, as coisas estão a correr menos bem para a Fiorentina - talvez também devido à enorme carga competitiva na temporada. Com 50 pontos após 36 jogos no campeonato, o emblema de Florença está apenas em 11.º lugar, bem longe das posições de topo. Se a Fiorentina quiser participar das competições europeias na próxima temporada, uma vitória na final da Copa da Itália ou da Liga Conferência será obrigatória.

Boas lembranças do último jogo

A Fiorentina pode tirar proveito do difícil confronto com o octacampeão da Copa da Itália: os Viola venceram o último confronto com o Inter Milão, por 1-0. O ex-jogador do AC Milan, Giacomo Bonaventura, marcou o golo decisivo. O avançado de 33 anos também terá de liderar o desempenho da equipa na quarta-feira. Antes da vitória apertada no início de abril, a Fiorentina tinha perdido 13 duelos diretos consecutivos contra o Inter.

O Inter de Milão é, sem dúvida, o favorito à conquista da taça. Os milaneses são os atuais detentores do título da Copa da Itália e provaram em várias ocasiões, nas últimas semanas, que estão alerta para os jogos com caráter decisivo.

O treinador do Inter, Simone Inzaghi, já provou em várias ocasiões que é capaz de preparar a sua equipa de forma ideal para o dia D.
O treinador do Inter, Simone Inzaghi, já provou em várias ocasiões que é capaz de preparar a sua equipa de forma ideal para o dia D.AFP

Nas meias-finais da Taça de Itália, não deram qualquer hipótese à Juventus. Depois de um empate (1-1) na primeira mão, Federico Dimarco inaugurou o marcador, três semanas depois. Depois disso, os nerazzurri passaram para o modo de gestão e facilmente levaram o resultado agregado de 2-1 até final. 

Siga aqui as incidências da final da Taça

Mkhitaryan fica de fora

Vincenzo Italiano e Simone Inzaghi provavelmente contarão com seus melhores jogadores. Não há praticamente nenhuma ausência significativa em ambas as equipas.

No lado toscano, o técnico Italiano contará com Arthur Cabral na linha de frente, enquanto nas laterais poderá contará com Jonathan Ikone e Nicolas Gonzalez.

O Inter só não contará com Milan Skriniar, lesionado há muito tempo, e Henrikh Mkhitaryan. O internacional arménio tem sido uma peça fundamental no sistema de Inzaghi. Há grandes esperanças de que esteja em forma até 10 de junho, dia da final da Liga dos Campeões contra o Manchester City, em Istambul. De qualquer forma, o seu substituto na final da Copa da Itália já está definido há muito tempo e dá pelo nome de Marcelo Brozovic.

Inzaghi também deverá deixar Romelu Lukaku de fora da equipa titular, com Edin Dzeko a formar dupla com Lautaro Martinez.

Onzes prováveis:

Fiorentina (4-3-3): Terracciano - Dodo, Milenkovic, Igor, Biraghi - Bonaventura, Amrabat, Castrovilli - Ikone, Cabral, Gonzalez.

Inter (3-1-4-2): Handanovic - Darmian, Acerbi, Bastoni - Brozovic - Dumfries, Barella Calhanoglu, Dimarco - Lautaro, Dzeko.