O suspeito do costume: Sporting elimina União de Leiria (3-0) com bis de Gyokeres

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O suspeito do costume: Sporting elimina União de Leiria (3-0) com bis de Gyokeres

Atualizado
Gyokeres bisou e fez uma assistência no triunfo do Sporting em Leiria
Gyokeres bisou e fez uma assistência no triunfo do Sporting em LeiriaOpta by Stats Perform/LUSA
O Sporting está nas meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer a União de Leiria por 3-0. Gyokeres bisou na partida, com golos aos 32 e aos 74 minutos. Pelo meio, Pedro Gonçalves, ainda na primeira parte (37'), também colocou o seu nome na lista dos marcadores, assistido pelo avançado sueco.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com Paulinho, devido a um traumatismo no pé direito, Rúben Amorim operou três alterações em relação ao onze que goleou o Casa Pia por 8-0. Franco Israel, como habitual, foi titular na baliza, em detrimento de Adán, com Matheus Reis e Geny Catamo nos lugares de Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio. No banco, além do regresso de Morita, também Koba Koindredi foi novidade.

Os onzes de União de Leiria e Sporting
Os onzes de União de Leiria e SportingFlashscore

Logo ao segundo minuto de jogo, Geny Catamo testou a pontaria, com um remate de longe mas muito por alto, antes de, aos 5', surgir a primeira real ocasião de golo, com Nuno Santos a cruzar da esquerda e Gyokeres, hesitando no cabeceamento, a finalizar com a anca e a acertar no poste da baliza defendida por Kieszek.

Aos 12' foi Marcus Edwards, de pé esquerdo, a rematar para defesa do experiente guarda-redes polaco, antes de, em cima do quarto de hora, a União assustar Franco Israel, quando na sequência de um lançamento lateral longo Bura, ao segundo poste, cabecear ao lado.

Aos 23 minutos voltou a ser o Sporting a ficar perto do 1-0, quando Gyokeres tentou furar, a defesa da União cortou e, na insistência, Trincão rematou de pé direito para grande defesa de Kieszek. Aos 27' respondeu a União de Leiria, pelo flanco esquerdo, com iniciativa de Jair, cujo cruzamento para Van der Gaag foi cortado por Matheus Reis.

Não foi de penálti, foi de cabeça

Aos 29 minutos, após cruzamento de Geny Catamo da direita, Gyokeres não chegou para o desvio por centímetros, mas o árbitro assinalou penálti por mão de Vasco Oliveira. Após recurso ao VAR, porém, e com Gyokeres preparado na marca dos 11 metros, o castigo máximo foi revertido, o lance culminou num pontapé de canto que, aos 32 minutos, Nuno Santos bateu na perfeição para Gyokeres, de cabeça, colocar mesmo o leão na frente.

Aos 36 minutos novamente Gyokeres, uma vez mais de cabeça, mas com destino às mãos de Kieszek, antes de chegar o 2-0, aos 37', com participação do goleador sueco: Nuno Santos lançou Gyokeres da esquerda, o avançado cruzou e Pedro Gonçalves rematou de primeira para dilatar a vantagem leonina.

Aos 40 minutos, a União voltou a criar perigo com a estatura de Bura, com o central a cabecear, após canto de Van der Gaag, mas com desvio na defensiva leonina. Aos 43' belíssimo trabalho de Geny Catamo no flanco direito e o cruzamento para Trincão rematar fraco, com desvio na defesa e fácil para Kieszek segurar. Logo depois, aos 44', novamente Trincão, desta vez com passe de Hjulmand, a conseguir ultrapassar Kieszek com um toque por cima do polaco mas depois sem conseguir dar o melhor seguimento à jogada.

Ainda antes do intervalo, aos 45+2 minutos, Geny Catamo voltou a testar a pontaria, novamente de mira desafinada.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloFlashscore

Mais Leiria

Nenhum dos treinadores fez alterações na segunda parte mas Vasco Botelho da Costa alterou o sistema tático, passando do 5x3x2 para o 3x4x3 mais habitual.

O primeiro remate pertenceu a Lucho Vega, aos 47', com desvio em Pedro Gonçalves e a resultar no canto para a União de Leiria, que aos 49 minutos esteve pertíssimo do 2-1: jogada de Van der Gaag na direita, combinando com Outtara e a cruzar para Jair, com remate forte e sem marcação, rematar pertíssimo do poste de Franco Israel.

Respondeu o Sporting, aos 51', com Gyokeres a isolar Trincão mas Kieszek, com uma boa saída, a fazer a mancha, impedindo a finalização do extremo leonino. Aos 55 minutos Kieszek voltou a brilhar, a cabeceamento de Coates, mas já com o fora de jogo assinalado. No mesmo minuto, e na resposta, Jordan Van der Gaag a servir Lucho Vega mas Franco Israel a ler bem o lance e a fazer a mancha.

Aos 65 minutos, dupla ocasião para o Sporting fazer o 3-0: primeiro Eduardo Quaresma, isolado por Nuno Santos, a permitir belíssima defesa de Kieskzek e depois, na recarga, Trincão a desviar para corte de Pedro Empis em cima da linha de golo.

Lugar à rotação e ao bis

Aos 72 minutos Rúben Amorim foi o primeiro treinador a mexer e logo em dose tripla, lançando três teóricos titulares. Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Hidemasa Morita substituiram, respetivamente, Matheus Reis, Geny Catamo e Trincão.

Segundos depois, novo duelo entre Gyokeres e Kieszek, com o sueco a mergulhar, após cruzamento de Esgaio, para defesa do polaco. O guardião adiou apenas o que viria a acontecer no lance seguinte, no canto concedido por Kieszek, com Gyokeres a surgir ao segundo poste, com Morita nas suas costas para, de cabeça, bisar na partida e fazer o 3-0.

Logo depois, para o último quarto de hora, Vasco Botelho da Costa lançou Leandro Antunes e Ayongo para os lugares de Lucho Vega e Van der Gaag.

Aos 79 minutos, novo capítulo do duelo entre Kieszek e Gyokeres, com o sueco assistido por Pedro Gonçalves a rematar à figura do guarda-redes da União de Leiria.

Aos 80 minutos mais mudanças, e em ambas as equipas, com Daniel Bragança no lugar de Hjulmand, e com Leandro Silva e Valdir Júnior nos lugares de Diogo Amado e Pedro Empis, respetivamente.

Aos 82' foi novamente Kieszek a aparecer, afastando o remate forte de Pedro Gonçalves, antes de desviar para canto o tiro de Daniel Bragança, de pé esquerdo. Aos 87' Rúben Amorim ainda deu alguns minutos a Luís Neto, fazendo descansar Eduardo Quaresma, com o experiente central a ver o amarelo logo no minuto seguinte. Vasco Botelho da Costa ainda lançou Marcos Silva no lugar de D'Avilla, aos 89 minutos, antes do livre batido por Leandro Silva, contra a barreira, em Pedro Gonçalves, ganhando um canto.

Com apenas um minuto de compensação, pouco mais se jogou na confirmação do Sporting como semi-finalista da Taça de Portugal, ficando a aguardar adversário entre Vizela e Benfica.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)