Mais

Corinthians com Depay e Boca sem Cavani: os favoritos na segunda fase da Libertadores

Memphis fará a sua estreia na Libertadores
Memphis fará a sua estreia na LibertadoresMARCELLO ZAMBRANA/AGIF/AGIF via AFP

Com o peso da história sobre os ombros, os gigantes Boca Juniors e Corinthians entram em cena na Libertadores esta semana, numa segunda ronda que vai definir os oito emblemas que lutarão para completar a fase de grupos do torneio continental.

O Corinthians tem uma visão bastante clara. O bom início de ano no Campeonato Paulista, onde é o primeiro do seu grupo e apurou-se de forma antecipada aos quartos de final, animou os adeptos, que esperam, sob o comando do argentino Ramón Díaz, conquistar a Libertadores pela segunda vez. 

Com jogadores como o neerlandês Memphis Depay e o goleador Yuri Alberto, o Corinthians quer voar alto na Libertadores.

Para tanto, eles precisam primeiro de superar a Universidad Central, da Venezuela. A partida da primeira mão será disputada em Caracas na quinta-feira (20), às 00:30 (de Lisboa), e a segunda mão uma semana depois em São Paulo, na quinta-feira, 27, novamente às 00:30. 

O Corinthians não pode "errar, tem que ser uma equipa intensa (...) é vida ou morte, não tem outra opção", disse Díaz em conferência de imprensa após o empate por 2-2 com a Portuguesa, no Paulistão.

Díaz destacou a sua experiência como vencedor da Libertadores à frente do River Plate em 1996 e garantiu que as expectativas com o Corinthians são altas, pois contam com uma equipa "de alto nível".

O vencedor da eliminatória enfrentará quem passar do duelo equatoriano entre Barcelona e El Nacional.

Boca procura a redenção

O Boca Juniors volta à disputa da Libertadores, torneio que o clube faturou em seis oportunidades, depois de não ter participado na competição na temporada passada. 

Com esse cenário, a exigência sobre a equipa de Fernando Gago é máxima e a estreia na quarta-feira (19), fora de casa, contra o Alianza Lima, às 00:30 (de Lisboa), será marcada por duas baixas consideráveis. 

O uruguaio Edinson Cavani está fora por tempo indeterminado devido a lesão e o veterano defesa Marcos Rojo também está fora, esse último deverá regressar aos treinos nesta semana.

Os espanhóis Ander Herrera e Tomás Belmonte também não poderão jogar, pois também estão lesionados, enquanto o peruano Luis Advíncula não está disponível devido a uma suspensão na última edição da Sul-Americana.

A série será decidida uma semana depois em Buenos Aires e o vencedor disputará uma vaga na fase de grupos contra o vencedor do confronto entre Deportes Iquique e Independiente Santa Fe.

Bahia em ação

A segunda fase da Libertadores terá um terceiro duelo nesta quarta-feira, quando o The Strongest receber o Bahia em La Paz, numa série que colocará o seu vencedor na terceira fase contra o vencedor do confronto entre o chileno Ñublense e o uruguaio Boston River

Na quinta-feira, o venezuelano Monagas receberá o tradicional Cerro Porteño em Maturín e o Deportes Tolima receberá o peruano Melgar em Ibagué. Os vencedores desses confrontos disputarão uma vaga na fase de grupos em março.