Mais

Fluminense empata com Sp. Cristal (1-1) avança para os oitavos da Libertadores, mas é vaiado

Jogo foi muito aguerrido no Maracanã
Jogo foi muito aguerrido no MaracanãMailson Santana/Fluminense
O Fluminense voltou a fazer um jogo aquém do seu potencial na madrugada desta quarta-feira, na sexta e última jornadada fase de grupos da Libertadores. O empate (1-1) com o Sporting Cristal, do Peru, no Maracanã, manteve o Tricolor carioca na liderança do Grupo D, que assim segue para os oitavos de final. O apito final foi seguido de vaias com um misto de comemoração e alívio dos adeptos.
As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A partida tinha caráter decisivo, com o apuramento do Fluminense para a próxima fase a precisar de ser confirmada dentro de campo, com alguma atenção sendo direcionada para o jogo do River.  Uma derrota seria um desastre para o Flu e o duelo ficou perigoso no segundo tempo, com o empate no marcador aliado a um desempenho irregular dos donos da casa trazendo apreensão para as bancadas do Maracanã.

O Fluminense teve muito trabalho para superar a boa marcação do Sporting Cristal. O conjunto peruano, inclusive, abusava do excesso de força e vontade em alguns lances, que exigiam maior presença da arbitragem. Foi inevitável que encontros mais ríspidos acontecessem para colocar um clima de Libertadores no confronto.

Cano precisou de dois toques para superar defesa peruana
Cano precisou de dois toques para superar defesa peruanaMarcelo Gonçalves - Fluminense

Acabou por ser o Fluminense a primeira equipa a fazer mexer o marcador e por intermédio do inevitável Cano. Aos 22 minutos, o argentino recebeu o passe de Árias para, com dois toques, deixar sua marcar e fazer o para delírio das bancadas. O pequeno espaço dado pela defesa contrária foi suficiente para o argentino dominar e bater no canto do guarda-redes, que saltou sem nada poder fazer.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O Sporting Cristal, que teve melhor começo de jogo, caiu de ritmo, mas conseguiu encontrar o empate com um golo de cabeça de Brenner após cobrança de um canto. O avançado brasileiro subiu sozinho para cabecear, com a bola a tocar na trave antes de cruzar a linha. O Fluminense também acertou a trave aos 41 minutos, com a partida a chegar ao intervalo com tudo igual no marcador.

Apreensão antes do apito final

O começo do segundo tempo do Fluminense foi abaixo da média, com Fernando Diniz a tentar corrigir na linha lateral. Foram poucas as vezes que a equipa da casa chegou com perigo à área contrária e a oscilação fazia notar-se nas bancadas.

O Sporting Cristal não teve outra opção a não ser carregar na procura do golo, mas encontrou um Fluminense aguerrido, que teve seus méritos para segurar o empate. Ao mesmo tempo em que comemorou a classificação, os adeptos cariocas vaiaram mais uma exibição que ficou longe de agradar.

O adversário da próxima fase sai em sorteio marcado para o dia 5 de julho, com o Flu tendo a vantagem de fazer o jogo da segunda mão em casa. 

O outro apurado do grupo foi o River Plate, que venceu o The Strongest e chegou aos mesmos 10 pontos do brasileiros, que levaram a melhor no saldo de golos. O Sporting Cristal despede-se da Libertadores mas garante presença na Sul-Americana, com os bolivianos a dizerem adeus às provas continentais.

A classificação final do grupo
A classificação final do grupoFlashscore