O duelo era da segunda mão dos oitavos de de final da Sul-Americana. Na primeira mão, no Nilton Santos, vitória alvinegra por 1-0. No Monumental, o Botafogo abriu 2-1 aos 65 minutos, com um golo de Dodô, e ficou com um jogador a mais logo depois.
A situação praticamente irreversível fez vários adeptos do River Plate deixarem o estádio no meio da segunda etapa. Como havia o critério do golo fora de casa, o River precisava marcar três vezes em cerca de 20 minutos — com um a menos — para conseguir o apuramento. E o improvável aconteceu.
O pesadelo do Botafogo em Buenos Aires foi Radamel Falcao. Com apenas 21 anos, o atacante colombiano anotou um hat-trick, com direito a golo do aupramento nos descontos do segundo tempo. O outro a marcar pelo River foi Andrés Ríos, que jogou no Vasco em 2017 e 2018.
O Botafogo também esteve à frente do marcador no primeiro tempo, com gol de Lúcio Flávio no começo. Falcao empatou aos 31 minutos, e o Bota perdeu Zé Roberto por expulsão na sequência. Após resistir com um a menos, o Alvinegro viu o defesa Lussenhoff, do River, ser expulso na etapa final.
Com o golo de Dodô e o vermelho para Ahumada logo depois, tudo indicava uma vaga tranquila para o Botafogo. Aos 29, porém, um frango do guarda-redes Max num remate de longe de Falcao ligou o alerta; Ríos deixou os alvinegros em pânico; Falcao selou a reviravolta.
2007 x 2024
A eliminação para o River causou a saída do técnico Cuca, mas ele reassumiu o Botafogo nove dias depois, com uma passagem relâmpago de Mário Sérgio no meio do caminho. A derrota traumática em Buenos Aires foi apenas uma das várias frustrações do adepto alvinegro em 2007.
O clube encantou pelo futebol jogado em boa parte do ano e ficou conhecido como Carrossel Alvinegro. No Brasileirão, chegou a ser líder por 11 jornada. Ao fim da temporada, porém, nada de títulos nem vaga na Libertadores.
17 anos depois, o Botafogo tem a chance de deixar todos os traumas para trás, inclusive o do Monumental de Núñez. O Glorioso decide a Libertadores contra o Atlético-MG no próximo sábado.