Futsal: João Matos, o senhor Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Futsal: João Matos, o senhor Liga dos Campeões
João Matos com o troféu da Liga dos Campeões, em 2021
João Matos com o troféu da Liga dos Campeões, em 2021
Sporting CP
Aos 36 anos, o fixo é já uma instituição do Sporting, bem como do futsal português e internacional. Este domingo vai acrescentar mais dois recordes a uma carreira onde conquistou tudo o que havia para ganhar.

Dia grande para o Sporting. Os leões defrontam o Palma Futsal, na final da Liga dos Campeões de futsal, de olhos postos no terceiro título continental da história, registo que os deixaria apenas atrás do Barcelona (quatro) e Inter Movistar (três).

Esta será a sétima presença da equipa verde e branca na decisão do título e em todas elas existe um denominador comum: João Matos. Aos 36 anos, o fixo português está a cumprir a 18.ª época no plantel principal do Sporting, clube onde cresceu como jogador e que atualmente capitaneia, sendo que esteve presente em todas as finais europeias do emblema leonino.

Além das sete finais (incluindo a de 2023), João Matos é, também, o jogador com mais jogos na Liga dos Campeões (75, que vão passar a ser 76) e com mais partida nas decisões da principal prova europeia de clubes (desde 2001 o formato rodou entre final a 8 e final four), com um total de 18 (vão passar a ser 19).

Entre goleadas e sucessos

É preciso recuar até 2011 para encontrar a primeira final da Liga dos Campeões do Sporting. Um ano depois de o Benfica se ter tornado na primeira equipa portuguesa a conquistar a competição, os leões chegaram à decisão com o Montesilvano, mas foram derrotados pelos italianos (2-5).

Seguiram-se mais dois desaires com o Inter Movistar (0-7 em 2017 e 2-5 em 2018) antes do primeiro sucesso, em 2018: vitória por 2-1 frente ao Kairat, em Almaty. Em 2021 chegou a segunda vitória, com triunfo perante o Barcelona (4-3), em Zadar.

Na época passada, o emblema leonino esteve presente na final, mas acabou derrotado pelos catalães (0-4).