Gana x Uruguai: Black Stars querem a vingança de 2010

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gana x Uruguai: Black Stars querem a vingança de 2010
A última vez que o Uruguai não passou da fase de grupos foi em 2002
A última vez que o Uruguai não passou da fase de grupos foi em 2002
Opta by Stats Perform
Uma vitória (3-2) sobre a Coreia do Sul viu o Gana não só tornar-se a quarta equipa de sempre a registar resultados 3-2 consecutivos no Campeonato do Mundo da FIFA - e a primeira desde o Uruguai em 2010 - como também a passar a depender só de si para se apurar. Um ponto aqui seria suficiente para selar o apuramento para os oitavos de final, a menos que a Coreia do Sul vença Portugal por pelo menos dois golos, enquanto uma grande vitória do Gana aliada a um resultado favorável no outro confronto do grupo poderia mesmo ver os Black Stars liderarem o seu grupo pela primeira vez na história.

Este jogo vem com um pequeno ponto adicional, já que a última vez que estas duas equipas se encontraram foi nos quartos-de-final do primeiro Campeonato do Mundo africano, em 2010, quando o Uruguai eliminou o Gana de forma controversa. Uma "defesa" com a mão de Luis Suárez no final do prolongamento deu ao Gana a oportunidade de reclamar uma vaga nas meias-finais, mas não tendo conseguido converter o penálti consequente, acabaram depois eliminados nas grandes penalidades, com o país inteiro a sentir-se enganado e os homens de Otto Addo a poderem agora procurar redenção.

Parece ser uma grande oportunidade para o fazer, tendo em conta os infortúnios ofensivos do Uruguai, sem golos no seu grupo até agora (E1, D1) - uma das três únicas equipas que não conseguiu marcar nas duas primeiras rondas da fase de grupos, após uma derrota (2-0) contra Portugal na segunda jornada. Antes de mais, precisam agora de assegurar os três pontos neste jogo e, depois, esperar que a Coreia do Sul não consiga vencer Portugal no outro confronto do grupo, para avançarem para os oitavos-de-final. Caso contrário, se ambas ganharem, a diferença irá para os golos.

Acompanhe o relato áudio deste desafio
Flashscore

A última vez que o Uruguai não passou da fase de grupos do Campeonato do Mundo foi em 2002, quando, por coincidência, empatou a sua última partida (3-3) contra outra equipa da CAF, o Senegal, depois de estar a perder por três golos ao intervalo. Qualquer cenário semelhante no primeiro tempo parece improvável, mas certamente não pode ser excluído, uma vez que os jogadores do Gana ainda "não conseguem perdoar" Suárez pelo que fez em 2010 e estarão sem dúvida ansiosos por deixar a sua marca desde o apito inicial.

Jogadores a observar: Mohammed Kudus, de vinte e dois anos, tornou-se o segundo jogador africano mais jovem a marcar dois golos no Campeonato do Mundo, depois de ter marcado duas vezes contra a Coreia do Sul na segunda-feira. Pelo adversário, Edinson Cavani continua a ser o último homem a marcar pelo Uruguai num Campeonato do Mundo, com os seus dois golos a qualificarem a nação para os quartos-de-final, em 2018.

Estatística: O Uruguai nunca terminou uma campanha do Campeonato do Mundo sem um golo marcado.

Curiosidade do Mundial: Este Campeonato do Mundo apresentou o segundo conjunto de irmãos a jogar por diferentes países no Campeonato do Mundo - Iñaki Williams, do Gana, e Nico Williams, de Espanha.