Ginastas lusos conquistam prata em duplo minitrampolim por equipas nos Europeus

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ginastas lusos conquistam prata em duplo minitrampolim por equipas nos Europeus
Portugal já conquistou quatro medalhas na 29.ª edição dos Europeus de Trampolins
Portugal já conquistou quatro medalhas na 29.ª edição dos Europeus de TrampolinsFGP
A seleção portuguesa conquistou esta sexta-feira a medalha de prata na prova masculina de duplo minitrampolim por equipas, nos Europeus de trampolins em curso até domingo, em Guimarães, enquanto a equipa feminina de tumbling foi quarta classificada.

Com um quarteto constituído por Tiago Romão, Diogo Cabral, Diogo Fernandes e José Domingues, Portugal concluiu a prova com 12 pontos, menos um do que a campeã europeia, a Espanha, e mais três do que a Alemanha, medalha de bronze, numa final que contou ainda com a Grã–Bretanha, quarta classificada, com sete, e a Finlândia, quinta, com quatro.

Tiago Romão e Diogo Cabral alcançaram cinco pontos cada um, com os melhores saltos dos grupos que abriram e encerraram a final, enquanto Diogo Fernandes foi quarto classificado no segundo grupo e arrecadou mais dois pontos para uma equipa ainda formada por José Domingues, que não saltou.

Com o primeiro lugar na ronda de qualificação e o segundo lugar na final, Portugal mostrou ter “uma equipa sólida”, considerou Diogo Cabral.

“Estamos orgulhosos do que fizemos, porque lutámos até ao fim. Demos o nosso melhor e, por isso, é que ficámos tão perto do primeiro lugar. O nosso objetivo era o primeiro lugar, mas a Espanha é uma seleção forte. Ficámos contentes com o segundo lugar”, disse à Lusa o ginasta de 25 anos, após a cerimónia de entrega de medalhas.

Na final feminina de tumbling, a equipa composta por Mariana Cascalheira, Matilde Santos, Margarida Agostinho e Francisca Pinto concluiu a prova com oito pontos, atrás da Grã-Bretanha, campeã europeia e medalha de ouro, com 14, da França, prata, com 10, e da Bélgica, que arrecadou o bronze com a mesma pontuação das ginastas lusas.

Depois de Mariana Cascalheira ter apresentado o segundo melhor exercício no primeiro grupo de finalistas e obtido quatro pontos, Matilde Santos obteve um ponto no segundo grupo e Margarida Agostinho alcançou três no derradeiro grupo, marca que valeu o mesmo quarto lugar da ronda de qualificação.  

“Não fico com pena (de não conseguir uma medalha). Faz parte da competição. A equipa tinha a expetativa de aproveitar a final, porque as outras seleções é que tinham algo a defender. Só queríamos dar o máximo”, disse à Lusa Margarida Agostinho, no rescaldo da competição.

A seleção portuguesa soma agora quatro medalhas na 29.ª edição dos Europeus de trampolins, depois de ter conquistado o ouro, na final feminina de duplo minitrampolim por equipas, também realizada esta sexta-feira, e a medalha de bronze nas finais masculinas por equipas de trampolim, na quarta-feira, e de tumbling, esta sexta-feira.

A competição prolonga-se até domingo no pavilhão multiusos de Guimarães, estando o sábado reservado à qualificação e às finais masculina e feminina de trampolim sincronizado.

Além dos 325 ginastas para as provas seniores, a competição reúne ainda 291 participantes nas competições de juniores, com Martim Lopes, Gonçalo Costa, Lucas Gregório e Pedro Mendes a conquistarem a medalha de bronze na final masculina por equipas de trampolim, na quarta-feira.

Menções