Portugal alcança bronze na final feminina por equipas nos Europeus de trampolins

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Portugal alcança bronze na final feminina por equipas nos Europeus de trampolins
Ingrid Maior, Sofia Correia, Catarina Nunes e Mariana Carvalho alcançaram o 3.º lugar
Ingrid Maior, Sofia Correia, Catarina Nunes e Mariana Carvalho alcançaram o 3.º lugarCarlos Alberto Matos/FGP
A seleção portuguesa de trampolins conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze na final feminina por equipas, a primeira nos Europeus que decorrem em Guimarães até domingo.

Formada por Ingrid Maior, Sofia Correia, Catarina Nunes e Mariana Carvalho, a equipa lusa assegurou o terceiro lugar com nove pontos, atrás da França, que se sagrou campeã da Europa, com 12, e da Geórgia, prata, também com 12, e à frente da Ucrânia, quarta, com seis, e da Alemanha, quinta, também com seis.

Depois de Catarina Nunes ter obtido a menor pontuação no primeiro grupo de cinco ginastas a saltar e assegurado um ponto para a equipa lusa, Sofia Correia executou a segunda melhor ‘performance’ no segundo grupo e Ingrid Maior foi a segunda melhor saltadora no terceiro e último grupo, tendo cada uma arrecadado quatro pontos.

A seleção portuguesa melhorou o quarto lugar de 2022, em Rimini, em Itália, e repetiu o bronze alcançado na edição de 2018, em Baku, no Azerbaijão, por uma equipa então formada por Ana Rente, Beatriz Martins, Mariana Carvalho e Catarina Nunes.

Desde 2018, a última vez em que tínhamos conseguido uma medalha, que estávamos à procura de repetir o resultado. Cumprimos todas as nossas séries, não de uma forma perfeita, mas lutámos até ao fim e estamos muito contentes por voltar a subir ao pódio numa competição como esta, ainda por cima em Portugal”, frisou à Lusa Catarina Nunes.

Depois de uma fase de qualificação em que falhou o acesso às meias-finais na vertente individual, Sofia Correia mostrou–se grata por saltar e realçou que é “sempre incrível” conquistar uma medalha, num dia que até “começou mal”, ao sentir-se “muito nervosa”.

A França também se sagrou campeã masculina por equipas no trampolim, com 13 pontos, à frente da Alemanha, medalha de prata, com nove, e da Espanha, bronze, também com nove, numa final que contou ainda com a Grã-Bretanha, quarta, e a Bélgica, quinta, mas sem Portugal, 11.º na fase de qualificação desta edição, após a prata de 2022.

A 29.ª edição dos Europeus de trampolins prolonga–se até domingo, estando a sexta-feira reservada para as finais por equipas de duplo mini-trampolim e de ‘tumbling’, masculinas e femininas.

Além dos 325 ginastas para as provas seniores, a competição reúne ainda 291 participantes nas competições de juniores, com Martim Lopes, Gonçalo Costa, Lucas Gregório e Pedro Mendes a conquistarem a medalha de bronze na final masculina por equipas de trampolim, na quarta-feira.

Menções