O sueco começou o dia a seis pancadas da liderança, mas fez cinco birdies e um eagle nos primeiros 10 buracos e, depois de um bogey no 17.º buraco, outro birdie no último buraco empatou-o na liderança com nove abaixo do par.
"Foi difícil lá fora", disse Svensson, depois de um dia de ventos fortes no Royal Golf Course.
"Desde o início que decidi jogar de forma bastante conservadora e estávamos a jogar para os grandes alvos. Na primeira parte da ronda, parecia que sempre que pegava no putter tinha uma hipótese de entrar, por isso foi bom", explicou.
Girrbach superou um mau começo ao fazer bogeys nos dois primeiros buracos e, apesar de quatro bogeys no total, o jogador suíço fez um cartão de dois abaixo do par 70, depois de ter começado a ronda uma pancada atrás do líder da noite , Tom Vaillant.
"Foi um começo brutal para mim, com dois bogeys ao vento, foi difícil no início da manhã, mas mantive-me paciente e estou contente com este final", disse Girrbach.
O sul-africano Frittelli fez birdie no último buraco para uma volta de 68, o que lhe deu uma parte da liderança, com Alejandro Del Rey a ser o concorrente mais próximo, tendo o espanhol feito bogey no último buraco para ficar a uma pancada do trio.
Vaillant perdeu a liderança depois de uma volta de uma volta acima do par, mas ainda está na disputa, a apenas duas tacadas do grupo líder.