Mais

PGA Tour assina acordo de 3 mil milhões de dólares com consórcio americano

Logótipo do PGA Tour
Logótipo do PGA TourAFP
O PGA Tour assegurou um investimento de 3 mil milhões de dólares de um consórcio de proprietários de equipas desportivas dos Estados Unidos, no âmbito de um acordo compatível com o do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, anunciou na quarta-feira.

O acordo com o Strategic Sports Group dará aos jogadores do circuito americano acesso a mais de 1,5 mil milhões de dólares como acionistas da nova PGA Tour Enterprises.

"Hoje (quarta-feira) é um momento importante para o PGA Tour e para os fãs do golfe em todo o mundo", declarou Jay Monahan, Comissário do PGA Tour e Diretor Executivo da nova empresa, num comunicado de imprensa.

"Ao tornar os membros do PGA Tour proprietários da sua liga, reforçamos o investimento coletivo dos nossos jogadores no êxito do PGA Tour".

Monahan acrescentou que o acordo reforçará a capacidade da organização de tornar o desporto do golfe mais gratificante para os jogadores, torneios, adeptos e parceiros.

O PGA Tour afirmou igualmente que continua a negociar com a PIF, que controla a LIV Golf, um eventual investimento futuro e que ambas as partes estão a trabalhar no sentido de um acordo definitivo.

De acordo com o PGA Tour, a SSG consentiu num investimento por parte da PIF, sujeito às necessárias análises e aprovações regulamentares.

Como parte do acordo, cerca de 200 membros do PGA Tour serão elegíveis para receber subsídios, que serão acumulados ao longo do tempo, com base, entre outros fatores, nas suas realizações profissionais e nos seus feitos recentes.

"Estamos orgulhosos por termos votado unanimemente a favor desta parceria histórica entre a PGA Tour Enterprises e o SSG", afirmaram os directores de jogadores do PGA Tour, Tiger Woods, Jordan Spieth, Adam Scott, Patrick Cantlay, Webb Simpson e Peter Malnati.

"Era extremamente importante para nós criar oportunidades para os jogadores de hoje e do futuro investirem mais na sua organização, tanto a nível financeiro como estratégico".

Em junho passado, o PGA Tour, a PIF e o DP World Tour, sediado na Europa, anunciaram um acordo para concentrar as suas operações comerciais numa entidade com fins lucrativos denominada PGA Tour Enterprises.

À medida que as discussões com a PIF se arrastavam, aumentou o interesse de investidores externos no PGA Tour através do SSG.

O SSG, um consórcio liderado pelo Fenway Sports Group, investirá um montante inicial de 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) e centrar-se-á estrategicamente na maximização da geração de receitas em benefício dos jogadores e na procura de oportunidades para melhorar o jogo de golfe a nível mundial.

"O nosso entusiasmo por este novo empreendimento resulta de um profundo respeito por este jogo extraordinário e de uma firme convicção no enorme potencial de crescimento do PGA Tour", afirmou John Henry, principal proprietário do Fenway Sports Group e diretor do Strategic Sports Group.

"Estamos orgulhosos de fazer parceria com esta instituição histórica e esperamos trabalhar com o PGA Tour e seus muitos membros para crescer e fortalecer o jogo de golfe globalmente".


Menções