“Não está lesionado. Tem excesso de peso e não sei porquê. Não chegou na melhor condição física para treinar e jogar. É por isso que não foi utilizado. Quando estiver em condições vai jogar, porque nós precisamos dele”. Foi assim que Guardiola justificou a ausência de Kalvin Phillips do jogo da Taça da Liga, com o Liverpool.
Ao invés de John Stones, Phil Foden e Jack Grealish, o médio internacional inglês nem sequer constou da ficha daquela que foi a primeira partida no Manchester City após o Mundial-2022, levantando questões sobre um alegado problema físico. Isto porque o médio de 27 anos fez apenas dois jogos no Catar, contabilizando 40 minutos.
Contratado ao Leeds no início da época por 42 milhões de libras (cerca de 47 milhões de euros), Kalvin Phillips não tem gozado de regularidade no Manchester City. Feitas as contas, soma apenas 54 minutos distribuídos por quatro jogos. Números poucos habituais para um jogador que era peça-chave em Elland Road (Desde 2016 só por uma vez não chegou à barreira dos 30 jogos).
Resta perceber se estará em melhor forma para ser selecionado para o regresso da Premier League, diante da antiga equipa. O Manchester City, recorde-se, defronta o Leeds, a 28 de dezembro.
