A equipa dos Três Leões superou uma barreira que assombrava o país: pela primeira vez entraram a vencer na fase eliminatória pelo terceiro grande torneio consecutivo. Assim sendo, marcaram encontro apetitoso com a campeã em título, França, nos quartos de final, agendado para sábado.
"Jogos a eliminar nunca são fáceis. Mostramos muita maturidade ao longo do torneio", vincou Harry Kane em declarações à ITV, depois de ficar a um golo do recorde de Wayne Rooney, com 53 golos pela seleção.
"A mentalidade foi excelente desde o início e concretizamos as oportunidades quando surgiram", prosseguiu.
Aos 29 anos, Kane é um dos jogadores mais experientes no plantel de Gareth Southgate, numa noite em que os jovens Jude Bellingham, Phil Foden e Bukayo Saka mostraram novamente o seu potencial.
Saka marcou o seu terceiro golo do torneio, enquanto Foden providenciou duas asssitências e Bellingham esteve envolvido nos dois primeiros, tendo-se tornado no mais jovem jogador inglês a fazer uma assistência num Mundial.
"Temos alguns jovens excecionais que sentimos que é certo dar-lhes oportunidade", disse Southgate.
"O Jude (Bellingham), o Phil (Foden), o Bukayo (Saka) estão a ir numa direção muito boa e estes jogos são uma experiência de vida brilhante para eles. O progresso que estão a fazer é fenomenal", acrescentou.
O Senegal foi coroado campeão africano no início deste ano e impressionou com vitórias sobre o Equador (2-1) e Catar (3-1) na fase de grupos do Campeonato do Mundo, tendo chegado às eliminatórias pela segunda vez na história. A primeira foi em 2002, quando o técnico Aliou Cissé usava a braçadeira de capitão dos Leões da Teranga, que chegaram aos quartos de final.
Mas sem o poder de fogo da estrela da companhia Sadio Mané, lesionado, a formação senegalesa não encontrou resposta depois de Jordan Henderson ter inaugurado o marcador, aos 38 minutos.
"A equipa fez de um jogo muito complicado parecer simples. Não era esse o caso, mas por causa da mentalidade, da atitude, fizemos com que parecesse", prosseguiu.
A França vai ser um desafio muito mais difícil para as esperanças inglesas de vencer o primeiro grande torneio desde 1966.
Kyllian Mbappé foi fantástico na vitória dos bleus também este domingo, ao marcar por duas vezes na vitória por 3-1 sobre a Polónia e subiu ao topo da lista de melhores marcadores do torneio, com cinco golos.
"Vamos desfrutar desta vitória, mas o nosso foco vai para esse jogo, vai ser muito difícil. Eles são os campeões em título, mas vai ser uma boa batalha", disse Kane.
