Vitória, vitória, fez-se história: França vence Polónia e está nos quartos (3-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vitória, vitória, fez-se história: França vence Polónia e está nos quartos (3-1)
Mbappé marcou dois golos e fez uma assistência na vitória francesa
Mbappé marcou dois golos e fez uma assistência na vitória francesaOpta by Stats Perform
A partir deste domingo, Lloris é o francês com mais jogos em Mundiais e pela sua seleção, Giroud é o melhor marcador francês e Mbappé é o primeiro a marcar oito golos em Mundiais antes de completar 24 anos de idade e o mais jovem de sempre a chegar aos nove golos, superando Eusébio. É desta forma que a vitória da França sobre a Polónia, e o consequente apuramento para os quartos de final, será recordada. A partida até foi equilibrada no primeiro tempo, com os polacos a criarem perigo, mas a exibição decaiu na etapa complementar e os gauleses controlaram a passagem à fase seguinte.

Reveja aqui as incidências da partida

No sexto encontro oficial entre França e Polónia, os polacos procuravam voltar a vencer os franceses na fase final de um Campeonato do Mundo, depois de o terem feito em Espanha (3-2), no Mundial-1982. No que respeita às equipas iniciais, Hugo Lloris foi titular e fez história, ao igualar Lilian Thuram na lista dos jogadores franceses com mais internacionalizações pela principal seleção (142 no total). À semelhança do que já havia feito na última partida, Didier Deschamps promoveu nove alterações, fazendo regressar os habituais titulares, com apenas Raphael Varane e Aurélien Tchouaméni a manterem a titularidade.

Por sua, os polacos que, à partida para este desafio, não marcavam na fase a eliminar de um Mundial desde, precisamente, o Mundial de Espanha, procederam apenas a duas alterações, com o selecionador Czeslaw Michniewicz a promover Jakub Kaminski e Sebastian Szymanski à titularidade, retirando Karol Swiderski e Krystian Bielik.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

Como seria de esperar, a seleção gaulesa teve uma entrada forte no encontro e, logo aos dois minutos, Griezmann atirou ao lado da baliza de Szczesny que, dez minutos depois, negou o golo a Tchouaméni, depois de um remate perigo de longe. Pouco depois, o médio francês aproveitou um erro polaco, recuperou a bola e deixou para a arrancada de Dembélé, que voltou a permitir a defesa do guardião.

A partir daí o jogo ganhou outros contornos e a Polónia assumiu um jogo mais ofensivo, passando a dispor de mais posse de bola. Com a equipa mais balanceada para o ataque, Lewandowski rematou de fora da área, com a bola a passar perto do poste da baliza de Lloris. Os franceses responderam e, depois depois de um cruzamento preciso de Dembélé, Giroud falhou clamorosamente o golo ao segundo poste, com a baliza aberta.

Giroud desperdiçou a grande oportunidade do primeiro tempo
Giroud desperdiçou a grande oportunidade do primeiro tempoAFP

O jogo continuava repartido, com as oportunidades a surgirem nas duas áreas: ao minuto 34, Cash rematou cruzado, ao lado e, na jogada seguinte, Mbappé driblou o lateral do Aston Villa e atirou de pé esquerdo para nova intervenção de Szczesny. Já nos últimos minutos do primeiro tempo, Zielinski atirou para defesa de Lloris e, após a recarga, Varane cortou em cima da linha de golo.

Em cima do intervalo, Mbappé descobriu Giroud sozinho no interior da área e, de pé esquerdo, o ponta de lança não desperdiçou e abriu o marcador, tornando-se no melhor marcador de sempre pela seleção francesa, superando os 52 golos de Thierry Henry.

Foi com este histórico golo que a partida chegou ao intervalo, após uma primeira parte equilibrada e em que o empate a zeros se aceitável. Apesar do bom início dos franceses, os polacos conseguiram reagir bem e levaram o perigo até à baliza de Lloris.

Estatísticas do primeiro tempo
Estatísticas do primeiro tempoOpta by Stats Perform

À semelhança do que se sucedera na primeira parte, a França voltou a criar perigo no início do jogo e através de um livre de Griezmann e, desta feita, Szczesny afastou o perigo. Pouco depois, Mbappé desequilibrou e rematou contra Glik, com a bola quase a enganar o guardião polaco que, na cobrança do canto, cortou com os punhos um possível cabeceamento de Varane e, na recarga, Giroud marcou com um pontapé de bicicleta, mas o árbitro já tinha apitado, assinalando falta do central francês - deixou muitas dúvidas...

Jesús Valenzuela apitou falta de Varane neste lance
Jesús Valenzuela apitou falta de Varane neste lanceAFP

Os Bialo-czerwoni continuavam sem conseguir criar perigo no segundo tempo e, fruto disso, Michniewicz operou a primeira substituição: Arkadiusz Milik juntou-se a Lewandowski no ataque, substituíndo Szymanski. Com a França a gerir o jogo e a Polónia em busca do golo, a seleção gualesa aproveitou um contra-ataque mortífero para chegar ao segundo: Giroud ganhou a bola e deixou de pronto para a condução de Dembélé, depois, o ponta de lança tratou de arrastar os defesas, com Mbappé a receber a bola solto de marcação e a desferir um remate fortíssimo - a 47 km/h - para o fundo das redes. Este foi o oitavo golo de Mbappé em Mundiais, igualando o registo de Ronaldo e tornando-se no primeiro jogador a chegar aos oito golos antes dos 24 anos.

A fechar as contas, mais um golaço do jovem avançado francês: Mbappé recebeu a bola junto à quina esquerda da grande área, puxou para o pé direito e desferiu mais um remate sensacional para o fundo da baliza. Com este golo, Mbappé igualou os nove golos de Messi em Mundiais e superou o registo de Eusébio, tornando-se no mais jovem de sempre a marcar nove golos. Ainda antes do apito final, Upamecano jogou a bola com o braço e, na cobrança, Lewandowski bateu Lloris, depois de ter falhado a primeira oportunidade.

Com esta vitória, a França está apurada para os quartos de final e vai encontrar o vencedor do encontro entre a Inglaterra e o Senegal.

Homem do jogo FlashscoreKylian Mbappé (França)

Mbappé bisou e fez uma assistência
Mbappé bisou e fez uma assistênciaOpta by Stats Perform