Mais

Hóquei em patins: FC Porto vence Sporting nos penáltis (5-5, 2-0 gp) e está na final

Duelo intenso no Dragão
Duelo intenso no DragãoLUSA
Na negra, disputada na Dragão Arena, o FC Porto fez valor o fator casa e garantiu o regresso à final depois de um ano de ausência. Espera por Benfica ou Oliveirense

FC Porto 5-5 Sporting (2-0 após penáltis)

Dia de decisões na Dragão Arena. FC Porto e Sporting disputavam a presença na final do campeonato nacional de hóquei em patins. A série estava empatada com duas vitórias, ambas dos anfitriões, o que dava vantagem teórica ao FC Porto e assim foi.

Os dragões pareceram confirmar esse estatuto, com uma primeira parte irrepreensível. Gonçalo Alves (3 e 24 minutos), Carlo di Benedetto (8 minutos) e Ezequiel Mena (11 minutos) deram expressão ao domínio azul e branco num primeiro tempo em que só Alessandro Verona (4 minutos) conseguiu dar algum sorriso a um Sporting que sofreu sempre com as transições dos anfitriões.

No segundo tempo verificou-se o inverso. O Sporting tomou conta das operações e conseguiu alcançar o empate a cinco minutos. Toni Pérez (26 minutos), Ferran Font (39 minutos) e Rafael Bessa (45 minutos) foram os autores da recuperação leonina. Numa segunda parte de nervos, as duas equipas acabaram por também desperdiçar livres diretos: Gonçalo Alves não acertou na baliza, João Souto acertou no ferro.

No início do prolongamento, o Sporting assumiu o comando da partida, completando a reviravolta. Toni Pérez assistiu Ferran Font (51 minutos), que finalizou na cara de Xavi Malián. A acabar o primeiro tempo, o FC Porto conseguiu empatar por intermédio de Carlo di Benedetto (55 minutos). Pese embora uma segunda parte com várias ataques de lado a lado e alguma tensão (acabou com uma troca de palavras mais quentes entre Font e Gonçalo Alves.

No desempate por penáltis, o FC Porto foi melhor. Henrique Magalhães, Nolito Romero, Alessandro Verona e Rafael Bessa falharam as stickadas leoninas, enquanto Edu Lamas e Gonçalo Alves converteram para o FC Porto. Os dragões estão na final onde aguardam por Oliveirense ou Benfica.