Hóquei em Patins: Oliveirense (8-5), FC Porto (9-4), Sporting (5-4) e Barcelos (1-5) nas meias da Champions

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hóquei em Patins: Oliveirense (8-5), FC Porto (9-4), Sporting (5-4) e Barcelos (1-5) nas meias da Champions
Atualizado
FC Porto venceu a Liga dos Campeões de Hóquei em Patins da época passada
FC Porto venceu a Liga dos Campeões de Hóquei em Patins da época passadaFC Porto
Depois de vencer a primeira mão em casa por 4-2, o OC Barcelos não deu hipóteses ao Benfica, venceu por 1-5 e conseguiu o apuramento para a final four da Liga de Campeões de hóquei em patins, totalmente portuguesa. Isto porque, o Sporting teve uma derrota (5-4) que soube a triunfo, depois de eliminar o Barcelona em casa do emblema catalão, o campeão em título FC Porto eliminou o Lodi com um triunfo por 9-4 e, por fim, a Oliveirense, a perder por 3-5 com o Trissino a 10 minutos do fim, acabou por vencer por 8-5.

Oliverense 9-5 Trissino

Os unionistas arrancaram um empate a quatro na primeira mão disputada em Itália e procurava o apoio do seu público para seguir em frente e triunfar numa competição que há muito lhes tem escapado pelos dedos. 

Mas tudo se começou a complicar quando, aos cinco minutos, Giulio Cocco inaugurou o marcador de penálti e, apesar do empate de Lucas Martínez (13), os italianos saíram para o intervalo na frente graças a Davide Gavioli (23) e Andrea Malagoli ainda ampliou para 1-3 no recomeço (30). No minuto seguinte, Lucas Martínez reduziu e o português João Pinto voltou a colocar uma diferença de dois golos no marcador.

O mesmo aconteceu quando Xavi Cardoso fez o 3-4 (35), prontamente respondido pelo 3-5 de Jordi Méndez (40). A 10 minutos da buzina final e com uma desvantagem de dois golos, os oliveirenses despertaram e desataram a marcar golos. Xavi Cardoso, de facto, acabaria por completar um hat-trick (32 e 35) que restabeleceu o empate, enquanto Facundo Navarro (37 e 39) operou a reviravolta e fez o 7-5.

Os italianos retiraram o guarda-redes Zampoli da baliza na tentativa de chegar ao prolongamento, mas Xavi Cardoso ainda não tinha acabado de marcar golos e assinou um póker para fechar a eliminatória, nos últimos segundos.

FC Porto 9-4 Lodi

Se o Sporting levou uma margem de dois golos para a segunda mão, o FC Porto tinha uma vantagem ainda superior para gerir frente ao Lodi e ainda contava com o facto de realizar a segunda partida em casa, no Dragão Caixa.

Aí, o conjunto azul e branco não deu hipóteses à formação italiana e conseguiu o apuramento graças um triunfo claro por 9-4, com destaque para a grande exibição de Carlo di Benedetto, que apontou três golos.

A equipa do português Filipe Fernandes até marcou primeiro, por Giovanetti (5'), mas os dragões nunca tiveram o apuramento para a final four em risco, apesar de terem chegado ao intervalo empatados 3-3.

Fantozzi (12') e Nadini (15') marcaram os golos da equipa italiana, enquanto Hélder Nunes (6'), Rafa (8') e Carlo di Benedetto (21') fizeram os golos da equipa orientada por Ricardo Ares.

Na segunda parte, o líder do campeonato diminuiu ainda mais a margem de erro com mais seis golos para garantir a presença de três equipas portuguesas na final four - Di Benedetto (27' e 39'), Telmo Pinto (27'), Gonçalo Alves (33'), Mena (38') e Diogo Barata (41') fizeram os golos que selaram a passagem portista.

Barcelona 5-4 Sporting

O Sporting cumpriu a missão e, depois de uma vitória impressionante no Pavilhão João Rocha, consumou o apuramento para a final four da Liga dos Campeões após derrota com o Barcelona por 5-4.

Um jogo emotivo, com várias paragens, mas que terminou da melhor maneira para o conjunto leonino, que nunca esteve virtualmente eliminado da competição, apesar de ter andado atrás do prejuízo no marcador desde a etapa inicial.

A precisar de vencer por três golos para igualar a contenda, o Barcelona chegou ao 1-0 por Bargalló, de livre direto, aos quatro minutos, depois de Ferran Font ter visto cartão azul, mas a reação da equipa portuguesa foi positiva, com o argentino Platero, aos seis minutos, a fazer o 1-1

Numa partida intensa e com os nervos à flor da pele, foi novamente o Barcelona a entrar melhor na segunda parte, com Xavi Barroso a fazer o 2-1 logo no primeiro minuto após o intervalo.

No entanto, o Sporting nunca deixou fugir a formação catalã e empatou por Rafael Bessa (32'). A equipa de Eduard Castro, uma vez mais, foi rápida a responder, fez o 3-1 na partida por João Rodrigues, de penálti, aos 33 minutos, e ficou apenas a um golo do apuramento quando Bargalló fez o 4-2 de livre direto, aos 41 minutos.

Só que Verona (46') voltou a dar uma margem de um golo ao Sporting, obrigando o Barcelona a arriscar tudo. Os catalães ainda reduziram por Alabart (47'), mas Ferran Font, nos últimos segundos, confirmou o triunfo e o apuramento segundos após desperdiçar um livre direto (49').

Benfica 1-5 OC Barcelos

As águias tinham uma missão difícil pela frente, que ficou ainda mais complicada após a lesão Nicolía, mas ficaram bem distantes de a cumprir e, por isso, estão fora da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

O conjunto minhoto foi muito superior e aproveitou o nervosismo encarnado para construir um resultado confortável que nunca colocou o apuramento em causa.

Alvarinho, logo aos oito minutos, abriu o marcador em grande estilo. Aos 15', Poka, num remate de longa distância, fez o 0-2 e deixou a equipa de Nuno Resende ainda mais intranquila. Antes do intervalo, Danilo Rampulla ampliou para 0-3.

O Benfica veio melhor da segunda parte, mas nesse período foi a eficácia do OC Barcelos a fazer a diferença. Miguel Rocha (32') fez o 0-4 e o 0-5 surgiu no bis de Alvarinho, dois minutos mais tarde.

As águias ainda reduziram, por Marumbia (46'), mas esse acabou por ser apenas o último golo que o Benfica marcou nesta edição da Liga dos Campeões de hóquei em Patins. Por outro lado, tal como na época passada, o OC Barcelos segue para a fase final da competição.