Jakub Blaszczykowski vai despedir-se da seleção polaca frente à Alemanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jakub Blaszczykowski vai despedir-se da seleção polaca frente à Alemanha
Blaszczykowski marcou no Euro-2016
Blaszczykowski marcou no Euro-2016Profimedia
Cezary Kulesza, presidente da Federação Polaca de Futebol, confirmou na Rádio Polaca Bialystok que o jogo amigável da seleção polaca contra a Alemanha será de despedida para Jakub Blaszczykowski. O antigo capitão passou a maior parte da carreira nos relvados alemães.

A carreira de Jakub Blaszczykowski com a seleção polaca começou em 2006, num jogo contra a Arábia Saudita. O jovem Kuba jogou uma parte e foi o início de uma longa aventura com a águia ao peito. No total, Jakub Blaszczykowski disputou 108 jogos pela Polónia, marcou 21 golos e registou o mesmo número de assistências. O polaco marcou em grandes eventos.

No Euro-2012, bateu o guarda-redes da seleção russa e, no Euro-2016, marcou contra a Ucrânia e a Suíça. Durante o histórico torneio da Polónia no século XXI, Blaszczykowski foi uma figura de destaque. No entanto, os adeptos recordam-no pelo penálti desperdiçado - defendido por Rui Patrício - contra Portugal, que retirou a esperança da passagem às meias-finais.

Blaszczykowski luta contra uma lesão há algum tempo, mas o seu regresso aos relvados está iminente. Chegou mesmo a disputar um jogo de preparação contra o Odra Opole em março, mas a última vez que disputou um jogo oficial com as cores do Wisla foi em agosto de 2021.

Blaszczykowski é um respeitado ídolo do Borussia Dortmund, cujas cores representou durante a melhor parte da sua carreira. O popular Kuba juntou-se à equipa em 2007, vindo do Wisla Kraków, e representou o clube até à época 2014/2015. Nesse período disputou mais de 250 jogos, tendo conquistado dois títulos da Liga alemã, duas Supertaças e uma Taça da Alemanha. Além disso, jogou com a equipa na final da Liga dos Campeões na época 2012/2013.

"Ainda não disse isto a ninguém, mas telefonei a Kuba Blaszczykowski, falei com ele e Kuba expressou o seu desejo de se despedir. Por isso, de facto, esta despedida no Estádio Nacional vai ter lugar", afirmou Cezary Kulesza.

O jogo da seleção polaca contra a Alemanha terá lugar no PGE Narodowe a 16 de junho. É nessa altura que terá lugar a despedida de Jakub Blaszczykowski dos palcos internacionais.