Mais

João Félix: "Sofrer? Foi à português. Mas se for sempre assim, a ganhar, é tranquilo"

João Félix: "Sofrer? Foi à português. Mas se for sempre assim, a ganhar, é tranquilo"
João Félix: "Sofrer? Foi à português. Mas se for sempre assim, a ganhar, é tranquilo"Flashscore/AFP
A seleção nacional entrou com o pé direito no Campeonato do Mundo-2022, realizado no Catar, com uma vitória sofrida por 3-2 sobre o Gana. No final da partida, os jogadores nacionais marcaram presença na zona mista e, aos jornalistas, falaram sobre a importância de vencer o primeiro jogo e o sofrimento dos últimos minutos.

João Félix: "Na primeira parte eles estavam mais organizados, fechados lá atrás com uma linha de cinco e outra de quatro. Quando assim é, contra uma equipa rápida, agressiva e lutadora é difícil entrar. Ainda tivemos oportunidades e controlámos totalmente o jogo, apesar de não termos feito golo. Na segunda parte o penálti fê-los abrir mais, tivemos espaço e foi muito bom para nós".

Sofrimento na parte final: "Foi à português. Mas se for sempre assim, a ganhar, é tranquilo. O mister costuma dizer que nós é que nos metemos a jeito para sofrer golos e acaba por ser isso. Nós é que lhes damos as oportunidades e se evitarmos esses pequenos pormenores, somos uma equipa que dificilmente sofre golos e perde".

Golo: "É um sonho. No primeiro jogo num Mundial fazer logo golo é uma coisa que sonhamos desde pequeno e foi arrepiante. Foi dos melhores momentos da minha carreira".

Entrar a ganhar: "O primeiro passo está dado. Era importante ganhar, dá-nos moral e confiança para os jogos que aí vêm e mais tranquilidade, que é preciso nestas competições".

João Félix festeja o seu golo junto a Bruno Fernandes
João Félix festeja o seu golo junto a Bruno FernandesAFP

Rafael Leão: "Estou muito contente. (O golo) era algo que procurava já há muito tempo, mas o mais importante foi a vitória. A equipa esteve muito bem, mereceu ganhar e estamos muito contentes. O mister preparou-nos muito bem, sabíamos que o Gana ia explorar o contra-ataque porque tem jogadores muito rápidos na frente, mas nós tivemos sempre a iniciativa do jogo, embora ache que não tenhamos sido tão agressivos. Na 2.ª parte mudámos totalmente a nossa atitude e fomos felizes".

Sofrimento no banco: "Sinto sempre (que é o meu dia). Estava com vontade de ajudar a equipa e foi isso que fiz. Mais uma vez tenho que agradecer à equipa porque foram eles que me ajudaram"

Vencer após empate do Uruguai: "Temos que fazer o nosso trabalho, a nossa parte e jogar sempre para ganhar. Se for possível passarmos em primeiro no grupo, melhor, mais ainda faltam dois jogos"

Equipa com ADN de campeão: "Sempre teve. Fomos campeões europeus e acho que somos favoritos para ganhar o Mundial. Os mais novos aprendem com os mais velhos e, no geral, formamos uma grande equipa".

Rafael Leão saltou do banco e marcou o terceiro golo
Rafael Leão saltou do banco e marcou o terceiro goloAFP

Rúben Neves: "(Ganhar é) muito bom para nós, era este o nosso objetivo. Foi um jogo difícil, complicado e estranho, mas dá-nos muita motivação para o próximo jogo. Agora vamos pensar em descansar e vamos com tudo na 2.ª jornada".

Sofrimento na parte final: "Não há jogos fáceis hoje em dia. O Gana organizou-se bem e foi difícil de bater. Temos que tentar minimizar os erros".

Bruno Fernandes: "Só fazendo os movimentos certos é que depois aparecem os passes. Há que ter o timing certo no movimento, há que fazer os movimentos, fizemos isso no momento certo e acabámos por marcar golo. Uma grande jogada do João (Félix) e do Cris (Ronaldo) resultou no penálti que deu o primeiro golo".

Sofrimento na parte final: "Não foi tremideira nenhuma, é o nervosismo normal do primeiro jogo. Sabíamos que o Gana nos ia causar muitos problemas, no final trouxeram mais gente para a frente. Não fomos capazes de marcar, mas soubemos defender o resultado e isso é o mais importante".

Entrar a ganhar: "Queríamos entrar a ganhar. Não podemos controlar os resultados dos outros e o nosso objetivo passava por ganhar hoje. Agora o foco está já no próximo jogo e queremos ganhar para ficar o mais próximo possível da qualificação"

Raphael Guerreiro: "Podemos fazer mais, isso é certo. O espírito do grupo é muito forte e vamos fazer melhor no próximo jogo. Vamos tentar ganhar todos os jogos".