Karim Benzema e Cristiano Ronaldo: o regresso a 2009

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Karim Benzema e Cristiano Ronaldo: o regresso a 2009
Cristiano Ronaldo e Karim Benzema chegaram a Madrid em 2009
Cristiano Ronaldo e Karim Benzema chegaram a Madrid em 2009Profimedia
Eis o reencontro! Catorze anos depois de se terem juntado no Real Madrid, Karim Benzema e Cristiano Ronaldo, os dois melhores marcadores de sempre do clube, vão reencontrar-se no final das suas carreiras na opulenta Liga da Arábia Saudita, onde vão continuar a sua amizade... ou desencadear uma pequena rivalidade.

O nueve, que deixou o Real Madrid para se juntar ao recente campeão saudita Al-Ittihad, está a seguir os passos do seu ilustre companheiro de ataque nos blancos, que joga no Al-Nassr desde janeiro.

O vencedor da Bola de Ouro de 2022 tem 35 anos e muito futebol pela frente quando as lesões o deixam em paz, como demonstram os 31 golos que marcou esta época pelo Real. O pentacampeão da Bola de Ouro, por outro lado, está em dificuldades: transferido para o Golfo em janeiro, o português ainda conseguiu marcar 14 golos em 16 jogos... mas o seu clube, o Al-Nassr, terminou apenas em segundo lugar na Liga saudita, atrás do futuro clube de Benzema, o Al-Ittihad.

A última vez que jogaram juntos foi a 8 de agosto de 2017 em Skopje, na Supertaça Europeia (vencida por 2-1) contra o Manchester United, clube ao qual CR7 regressaria algumas semanas mais tarde, antes de sair com estrondo. Cristiano Ronaldo substituiu Karim Benzema aos 83 minutos.

Reencontro no Euro

Mas o último encontro foi mais recente: os dois voltaram a encontrar-se com as camisolas de França e Portugal, a 23 de junho de 2021, na fase de grupos do Campeonato da Europa, marcando dois golos cada no empate (2-2).

Nessa noite, por breves instantes, voltámos a ver toda a cumplicidade que tinha ajudado a formar o trio mágico apelidado de "BBC", com Benzema, Gareth Bale e Cristiano, entre 2013 e 2018 no Real. Os dois jogadores trocaram mesmo de camisola e regressaram ao balneário de braço dado, rindo e reencenando o mundo.

Ronaldo e Benzema defrontaram-se no Euro-2021
Ronaldo e Benzema defrontaram-se no Euro-2021Profimedia

"Foi um grande prazer voltar a vê-lo. Fizemos tanta coisa juntos no Real Madrid, marcámos tantos golos", disse Benzema à TF1.

Em oito anos juntos no Real Madrid (2009 a 2018), o jogador natural de Bron e o madeirense ganharam tudo: quatro Ligas dos Campeões, dois títulos de LaLiga, dois títulos da Taça do Rei, duas Supertaças de Espanha, duas Supertaças Europeias e três Mundiais de Clubes.

"Que competição?"

Noites de glória que criaram uma forte ligação entre os dois homens. Durante muitos anos, antes de se tornar um goleador como em 2021/2022, Benzema aceitou o papel ingrato de avançado atrás do ogre Ronaldo, que acumulava temporadas com mais de cinquenta ou mesmo sessenta golos. Mas o francês negou sempre qualquer rivalidade.

"Se tens alguém na tua equipa que marca três ou quatro vezes mais golos do que tu, que competição há? Não há competição. Por isso, é preciso mudar o jogo e foi isso que eu fiz. Eu marcava golos, mas se tivesse a oportunidade de rematar e ele estivesse em melhor posição, passava-lhe a bola porque tinha a certeza de que ele ia marcar", disse KB9 ao jornal L' Équipe numa entrevista, em abril de 2022.

Os adeptos recordam mesmo que, nos seus primeiros dias em Madrid, Benzema não conseguiu conter as lágrimas quando viu pela primeira vez a camisola branca com o seu nome. Cristiano Ronaldo, que também tinha acabado de chegar de Inglaterra, ofereceu-lhe os seus óculos de sol para esconder os olhos vermelhos, e os dois acabaram por se desmanchar em gargalhadas durante uma sessão fotográfica com os outros galáticos recrutados no Verão de 2009 (Kaká, Xabi Alonso, etc.). Foi o início de uma longa amizade que começou em Madrid e continua na Arábia Saudita.