A convocatória de Jurgen Klinsmann para os particulares com Peru e El Salvador teve um nome que saltou à vista. Son Joon-ho, médio de 31 anos do Shandong Taishan, foi chamado pelo treinador alemão, depois de ter sido detido.
Em maio, na sequência das investigações que foram feitas sobre alegados escândalos de suborno, corrupção e combinação de resultados, Son Jun-ho foi levado pela polícia na província de Liaoning por alegado envolvimento. Sem muitos detalhes, as autoridades locais limitaram-se a dizer que o médio de 31 anos é suspeito de ter aceitado dinheiro por parte de agentes exteriores aos jogos.
A situação chocou a Coreia do Sul que tem acompanhado a situação de perto. “Não sabemos como está mentalmente e fisicamente. Continuámos à espera de novidade todos os dias e que algo mude, mas não está nas nossas mãos”, explicou Klinsmann que justificou a convocatória como uma demonstração de apoio.
Internacional coreano em 20 ocasiões – fez parte dos convocados de Paulo Bento para o Mundial-2022 – Son Jun-ho está na primeira aventura no estrangeiro. Depois de passar pelo Pohang Steelers e Jeonbuk Motors, saiu em 2021 para representar o Shandong, clube pelo qual conquistou um título.