Mais

Kounkoud "nega firmemente" que tenha tentado violar uma jovem

Kounkoud no Europeu de Andebol
Kounkoud no Europeu de AndebolTOM WELLER/dpa Picture-Alliance via AFP
O andebolista Benoît Kounkoud, acusado por uma jovem de 20 anos de a ter tentado violar numa discoteca de Paris na noite de segunda-feira, "nega firmemente" estas acusações "gravemente falsas", declarou o seu advogado na quinta-feira.

Menos de 48 horas depois de se ter sagrado campeão europeu com a seleção francesa em Colónia (Alemanha), o lateral direito foi detido pela polícia em Paris na manhã de terça-feira por tentativa de violação, tendo sido libertado no final do dia.

Benoît Kounkoud "deixou a prisão preventiva livre e sem qualquer obrigação", declarou o seu advogado Mario Stasi num comunicado enviado à AFP.

Perante os investigadores, acrescentou, o jogador de 26 anos "pôde dar a sua versão dos factos de uma noite sem qualquer tipo de violência, em contraste com as denúncias caluniosas a que foi injustamente sujeito, e sem que qualquer elemento objetivo do processo - audição de testemunhas e visionamento de vídeos - tenha contrariado as suas declarações".

O Sr. Stasi advertiu que o seu cliente "não hesitará" em "fazer respeitar a presunção de inocência" de que beneficia, "através de qualquer ação judicial". Após o levantamento da sua prisão preventiva, o Ministério Público de Paris declarou que as investigações prosseguiam, "nomeadamente para recolher novos testemunhos".

Nesta fase, segundo o Ministério Público, "uma mulher nascida em março de 2003 acusa-o de tentativa de violação, durante uma noite alcoólica num clube noturno do 8.º distrito".

Num comunicado divulgado antes de ser levantada a prisão preventiva, o clube polaco Kielce, onde Kounkoud joga desde 2022, disse que levava "o caso a sério e (condenava) qualquer comportamento que violasse as regras da vida social".

"O clube tomará todas as medidas adequadas assim que receber informações oficiais sobre o incidente. Enquanto se aguarda uma clarificação, o assunto não será objeto de qualquer comentário", acrescentou o Kielce, uma das melhores equipas europeias, vencedora da Liga dos Campeões em 2016 e vice-campeã nas duas últimas épocas.

Por seu lado, a Federação Francesa de Andebol disse "não estar em posição de comentar este assunto nesta fase" e acrescentou que continua "atenta ao seguimento que será dado pelas autoridades judiciais".